Você já parou para pensar que por trás do formato arredondado e para garantir resistência e estabilidade dos pneus é preciso muito mais do que borracha?
É justamente quando a conversa toma esse rumo que precisamos falar nas lonas. Atenção: esse não é apenas um bate-papo sobre composição, até porque, a constituição dos pneus leva muito mais do que borrachas e lonas.
A engenharia da construção dos pneus é complexa, mas falar sobre a quantidade de lonas é importante.
É que esse componente influencia diretamente na capacidade de carga do veículo! Embarca com a gente para entender melhor porque isso acontece.
O que são as lonas de pneus?
As lonas de revestimento ou de reforço, também chamadas simplesmente de lonas, nada mais são do que fios, geralmente de poliéster, aplicados entre uma camada de borracha e outra.
Na prática, esses fios aumentam a resistência da borracha do invólucro. Embora outros materiais já tenham sido testados (o próprio algodão já foi um deles), foi o poliéster quem melhor respondeu por fornecer, além de resistência, boa adesão à borracha.
Outras características favoráveis ao poliéster têm a ver com as suas capacidades de condução com um peso relativamente baixo, somada à sua alta eficácia em dissipar o calor.
Características semelhantes são encontradas no nylon! Independentemente do material, o fato é que a garantia de mais resistência aos pneus, dada pelas lonas, também ajudam você a chegar até a borracharia quando o pneu fura!
A montagem das lonas
A classificação dos pneus em radial e diagonal também tem a ver com as lonas!
No caso dos pneus radiais, os fios são montados de maneira perpendicular ao plano de rodagem.
A principal vantagem é que o nível de fricção das lonas dos pneus radiais é muito menor, o que ajuda a aprimorar resistência e durabilidade do composto. Já no caso dos pneus diagonais, os fios são sobrepostos de forma diagonal.
A quantidade de lonas dos pneus
Para reforçar a estrutura da carcaça do pneu, cada veículo possui a sua própria quantidade de lonas ideais.
No caso de um carro de passeio, por exemplo, uma ou duas costumam ser suficientes.
Por outro lado, veículos de carga, que precisam suportar um peso maior, possuem lonas em estrutura dupla, constituídas de aço e em maiores quantidades.
Além dos de carga, automóveis que atingem altas velocidades, como os de alta performance, também costumam contar com camadas extras de fios para reforçar a estrutura da carcaça.
Em outras palavras, quanto maior o número de lonas, mais reforçado é o pneu e maior sua capacidade de carga.
Embora a quantidade de lonas e a capacidade de carga tenham relação direta, o mais indicado (e fácil) é guiar-se pela tabela do índice de carga do pneu do que pelo número de lonas.
Agora que já entendeu o que são as lonas dos pneus, você está pensando que quanto mais lonas tiver mais caro o item será?
A resposta é “não necessariamente”. Apesar de tornarem os pneus mais resistentes, existem outros recursos (mais caros do que as próprias lonas) que dão reforço aos pneus para que eles rodem mesmo que furados.
Isso explica o fato de os pneus run flat, por exemplo, possuírem lonas de corpo únicas e custarem mais!
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