5 itens para conferir antes de pegar a estrada
5 itens para conferir antes de pegar a estrada

Julho é tempo de férias escolares e, para muitas famílias, é o mês de pegar a estrada. Esse é o seu caso?

Então chegou a hora de saber que, para garantir uma viagem de carro sem preocupações, é preciso ter cuidados não apenas durante o trajeto.

Aproveite a fase de pesquisa dos passeios no destino escolhido, para dar uma olhada especial para quem levará sua família a todos eles!

Preparamos uma lista com 5 itens que você deve conferir antes de iniciar a viagem, confira!

1 – Freios

Independentemente da distância, checar as condições gerais dos freios é essencial. Sem exageros: encare uma possível falha nos freios como um dos piores pesadelos que você pode enfrentar na estrada.

A boa notícia é que, antes de chegar a essa situação extrema, esse importante item do seu carro dará sinais. 

Por isso fique atento! Ruídos ao frear nunca são uma situação normal, assim como luzes no painel e a percepção de que você pisa no freio e ele demora para obedecer ao comando.

Alguma dessas situações soou familiar? Então nada de pegar a estrada sem antes fazer uma parada na oficina do seu mecânico de confiança!

2 – Sistema de iluminação

Você vai pegar a estrada de dia ou de noite? Já pesquisou se todos os pontos contam com uma boa iluminação?

Dependendo das condições da estrada, a instalação de acessórios como o farol de milha pode fazer bastante diferença para o conforto e segurança da sua família.

Enquanto a decisão por não instalar acessórios está no rol das suas escolhas, o pleno funcionamento dos faróis e luzes é obrigatório.

Por isso, antes de pegar a estrada, faça um criterioso teste de todos os componentes do sistema de iluminação, um a um.

3 – Limpadores de para-brisa

E já que estamos falando em itens que precisam ser testados para não levarem as suas férias para “caminhos sem volta”, lembre-se de um que está entre os 10 itens de segurança obrigatórios por lei no Brasil.

Você com certeza sabe que boa parte da nitidez ao volante se deve aos limpadores de para-brisa, por isso lembre-se de como é importante que eles estejam em pleno funcionamento!

Os limpadores são essenciais para uma direção segura em dias chuvosos e sua ação pode ficar ainda mais efetiva se você aplicar o cristalizador de vidros antes!

Dando sequência à lista dos equipamentos obrigatórios, cheque ainda o estepe, o triângulo e o “macaco”. Todos eles estão presentes e prontos para serem acionados em caso de necessidade?

4 – Cintos de segurança

Uma série de campanhas educativas de trânsito alertam motoristas e passageiros sobre o uso do cinto de segurança e não é por acaso.

As estatísticas mostram que pessoas com o cinto de segurança tem sete vezes mais chances de escaparem vivas em acidentes. Sem o cinto, por outro lado, o risco de ser arremessado para fora do veículo é muito grande.

É o componente que evita também que, em caso de colisão, o corpo entre em choque contra o volante, painel e pára-brisas.

5 – Pneus 

O único componente do veículo que tem contato direto com a estrada merece fechar a nossa lista de itens para conferir antes de pegar a estrada com chave de ouro.

Lembre-se de que, na estrada, os pneus são expostos a temperaturas maiores, isso eleva a pressão interna deles e potencializa os riscos de explosão.

Pneus novos tem, em média, sulcos de 8mm. Quando os sulcos chegam a 1,6mm de profundidade já não podem mais rodar, para, entre outros aspectos, evitar esse risco.

Também são os sulcos que garantem a correta drenagem da água da chuva na banda, prevenindo ocorrências de aquaplanagem.

Outro ponto importante relacionado aos pneus é fazer a calibragem conforme o indicado no manual do proprietário. Lembre-se de considerar o peso das bagagens e o total de passageiros na conta das libras.

Viu que precisa fazer a troca dos pneus? Dá tempo de passar na loja online da PneuBest antes de cair na estrada!

Compartilhe esse post