Como escolher o modelo de pneu agrícola ideal para você?
Como escolher o modelo de pneu agrícola ideal para você?

A marca pode até ser a informação que mais chama a atenção na hora que você olha para o pneu agrícola. 

Mas, além dela, as letras e números impressos no item trazem as informações que, na prática, mais importam. Basear-se nelas é a garantia de não errar na hora da próxima compra!

Basicamente, as informações da lateral do pneu agrícola devem ser lidas da mesma forma que as dos pneus dos carros.

Depois da marca, largura e altura são as primeiras informações. Porém, quando chegar no tipo de construção você precisará das informações que traremos neste artigo

É que ao contrário dos carros, que contam apenas com as opções radial e diagonal, nos pneus agrícolas o tipo de construção chega a 5!

Tipos de construção do pneu agrícola

Obter o melhor desempenho de um pneu agrícola e prolongar a sua vida útil depende principalmente da escolha do tipo de construção mais adequado ao uso, isso passa muito pelas características do solo, como você verá a seguir.

Pneu agrícola diagonal

Nada de letras. Se estiver diante de uma construção diagonal antes do valor do aro, o que você verá no pneu da sua máquina agrícola é um traço.

Na estrutura, as lonas são sobrepostas na carcaça e seguem o sentido diagonal em relação ao raio de circunferência.

Projetada especialmente para terrenos difíceis, com pedras, desníveis e muita terra compactada, a diagonal é a tecnologia mais antiga para pneus. 

Os pneus diagonais possuem grande capacidade de resistência a cortes laterais e proporcionam uma direção firme, mesmo nos terrenos mais acidentados.

Pneus agrícolas radiais

A presença da letra R na lateral do pneu é o indicativo desta construção, que segue o sentido de raio a partir da circunferência.

Só que ao contrário dos diagonais, eles não são indicados para terrenos muito acidentados já que sua capacidade de resistência a impactos é menor.

Por outro lado, a estabilidade que proporcionam no contato com o solo é mais elevada, justamente por conta da construção. 

Sendo assim, o que você pode esperar de um pneu agrícola radial é mais tração e flexibilidade, menor patinagem, velocidade mais rápida de deslocamento e menor compactação do solo.

Pneus agrícolas de implemento

Semeadores, tratores de plantio, vagões. Independentemente de qual seja o modelo do seu rebocador de implemento, os pneus desse tipo de construção se encaixam perfeitamente e vêm para facilitar a lida com o solo.

Aqui, as bandas de rodagem são compostas de raias longitudinais que ampliam a área maior de contato com o solo, trazendo mais agilidade ao trabalho no campo.

Pneu agrícola de elevada flutuação

Os pneus de elevada flutuação são modelos mais largos, projetados especialmente para entregar tração sem compactar o solo.

A grande vantagem desse tipo de construção é que, mesmo passando sobre a plantação, o peso da máquina agrícola não causará danos ao desenvolvimento das raízes.

Pneu agrícola florestal

Projetados para máquinas florestais, esses modelos contam com uma estrutura reforçada e por isso circulam sem maiores problemas por matas, sob pedras e galhos.

Apesar de ser altamente resistente e ter elevada durabilidade, seu uso não é indicado para o asfalto.

Agora que já entendeu porque o modelo de construção do pneu é tão importante, visite a loja online da PneuBest e encontre a opção que trará mais benefícios para o seu trabalho no campo!

Aproveite e salve o infográfico que preparamos, com as principais características de cada um desses tipos de pneus!

Infográfico tipos de pneus agrícolas
Compartilhe esse post