Quantas vezes você já questionou “o que é pneu misto?” e as respostas pareceram vagas demais para entender se eles são a opção ideal para o seu veículo?
Chegou a hora de compreender que há muito mais para um pneu misto do que a simples explicação de que ele pode rodar tanto em estradas pavimentadas quanto em estradas de terra.
Qual a diferença entre pneu misto e asfalto?
Também chamados de A/T, sigla para All Terrain e traduzida por “todos os terrenos”, os pneus mistos costumam vir de fábrica com o ditado “pau para toda a obra” aplicado.
A versatilidade aliás é um ótimo adjetivo para os pneus mistos, cuja capacidade de se adaptar a terrenos tão distintos (como asfalto e lama) é realmente indiscutível.
Já alertamos aqui que, apesar de ter mais resistência, um pneu misto custa mais caro, pode aumentar o consumo de combustível e gerar mais ruído em altas velocidades.
É por isso que pneus mistos devem ser utilizados realmente pelos veículos que realmente precisam deles.
Se uma das suas perguntas for a diferença entre pneu misto e asfalto, os chamados on-road, a resposta é definitivamente mais ampla.
É importante saber, por exemplo, que a estrutura dos pneus mistos é mais reforçada. Aliás, é essa estrutura quem garante que os pneus mistos serão capazes de suportar maiores níveis de impacto nas estradas de terra e que também serão mais resistentes à perfuração.
Diferenças que fazem a diferença
Quando comparados, os pneus mistos e os on-road têm diferenças tanto nos compostos quanto em peso e outros atributos, além da pouca oferta de medidas iguais.
Outra característica distinta é que, quando projetam pneus para rodar principalmente no asfalto, os engenheiros focam seus esforços principalmente no conforto dos usuários.
Já em um pneu misto, conforto e resistência precisam ser equilibrados. Isso explica porque a banda de rodagem deles têm um desenho mais liso e uniforme.
Como identificar um pneu misto?
Um olho na altura dos sulcos e o outro no desenho da banda de rodagem. Deu para notar como o visual do pneu misto é “mais parrudo” quando comparado a um pneu on-road?
Comparar os sulcos desses dois tipos de pneus também trará respostas visuais como: nos pneus mistos os sulcos são mais altos e largos.
Além disso, a estrutura desse tipo de pneu é mais reforçada do que a dos pneus projetados para rodar predominantemente no asfalto. E essa estrutura os torna mais resistentes.
Os pneus projetados para o asfalto, por outro lado, contam com sulcos menores. Isso dá aos pneus on-road tanto um visual mais discreto quanto uma maior área de contato com o solo.
E, conforme a área de contato com o solo aumenta, mais aderência ao solo o pneu terá, assim como mais eficiência para o escoamento da água.
Qual o melhor pneu misto?
Fez o cálculo e concluiu que a sua circulação por estradas de terra e asfalto está tecnicamente empatada? Nesse caso, não há melhor opção do que os pneus mistos!
Um exemplo clássico para ilustrar são as picapes. Como os consumidores das novas gerações utilizam esses veículos cada vez mais nas cidades, a conta dos terrenos distintos pelos quais trafegam geralmente empata com facilidade.
Responder qual o melhor pneu misto, no entanto, depende de muitas outras variáveis, que são guiadas pelos resultados que você deseja obter com o conjunto.
É por isso que, mesmo que não seja o seu veículo, conferir o texto “7 MODELOS DE PNEUS PARA FIAT STRADA” ajudará você a refletir um pouco mais sobre o que as principais marcas do mercado se propõe a entregar.
Buscando pelo pneu misto ideal? Faça sua parada na loja online da PneuBest!