Acabou de comprar um par de pneus novos e bateu a dúvida se é melhor colocá-los na dianteira ou na traseira do veículo?
Você não está sozinho: essa é uma dúvida muito comum entre os motoristas que não fazem a troca completa do jogo de uma vez.
Há quem tenha comprovado pela própria experiência, mas, se não quiser fazer isso também e correr o risco de tomar a decisão errada, é só seguir com a gente na leitura do artigo que preparamos para você.
Os pneus da frente gastam mais rápido
Que o desgaste dos pneus é irregular você provavelmente sabe e até já observou na prática. Aliás, é por conta dessa característica que o rodízio é amplamente recomendado.
O que você talvez não saiba ainda é a explicação para o fato de os pneus da frente gastarem até três vezes mais rápido do que os traseiros. Então vamos aos fatores técnicos:
- A maior parte dos veículos puxa para frente, por isso a tração é maior nessa região;
- O movimento das rodas nas curvas e a transferência de peso para a parte da frente durante as frenagens também favorece que o maior desgaste aconteça aqui;
- Os componentes mais pesados do veículo, a exemplo do motor, geralmente estão instalados na frente, trazendo mais peso para a região.
Se depois de ler essas explicações você já concluiu que a melhor resposta para a pergunta sobre instalar os pneus novos na dianteira ou na traseira é colocá-los onde gastam mais rápido, queremos adiantar que você acabou de se enganar.
Pneus novos na dianteira ou na traseira? A escolha certa
Mesmo que o desgaste dos pneus traseiros seja menor, é para lá que o seu par de pneus novos deve ir.
A explicação é simples e tem tudo a ver com a segurança do motorista e dos passageiros.
É que, caso haja perda de aderência dos pneus com o solo, por qualquer que seja o motivo, o motorista conta com a ajuda do volante para controlar o carro.
O mesmo não acontece com a parte de trás, que, aliás, é responsável por garantir a estabilidade do veículo.
É por isso que, caso os pneus estejam em mau estado na parte de trás, todos acabam virando passageiros e ficam à mercê da sorte.
Instalar os pneus novos na traseira, no entanto, não é sinônimo de descartar os que você estava utilizando.
Lembra que eles estão menos gastos do que os da frente? Isso faz com que, provavelmente, estejam em condições de serem os novos pneus da frente.
E já que estamos falando em troca de pneus, você sabe identificar os sinais que eles deixam para dizer que chegou (ou até mesmo já passou) a hora?
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