Está em dúvida se o seu carro está apresentando problemas no motor? Fique tranquilo, pois isso é algo bem normal.
Elaboramos este conteúdo para que você possa descobrir de forma descomplicada, quais são os sinais e as principais causas de defeitos no motor.
Achou a ideia útil? Então prossiga com a leitura do texto.
Sinais e causas de problemas no motor
Dificuldade de ignição
Sem dúvidas, este é um dos sinais mais comuns de problemas no motor. Na maioria das vezes, este defeito surge devido ao extremo desgaste dos eletrodos presentes nas velas, itens estes que são responsáveis por gerar as faíscas de combustão.
Caso essas peças estejam desgastadas, haverá um aumento de tensão para a geração da centelha. Afetando diretamente a capacidade da bobina, o que gera dificuldades na hora de dar arranque.
Se o seu veículo estiver apresentando esse problema, é interessante levá-lo ao mecânico, para que ele faça a conferência da bobina de ignição, dos cabos e das velas.
Na grande maioria das vezes, as falhas de ignição estão diretamente relacionadas à velas sujas ou com defeitos.
Aceleração com engasgos
Sabe quando você acelera o seu carro e o motor começa a dar tremeliques, como se estivesse engasgando? Pois é, infelizmente, esse é um sinal de mau funcionamento do equipamento.
Isso acontece porque o motor não está conseguindo obter força estável para operar perfeitamente. Inclusive, este é um outro fator que pode estar atrelado à velas sujas ou em péssimo estado de conservação.
Superaquecimento do motor
O motor do seu carro costuma esquentar demais e de forma acelerada? Tenha muita atenção com esse sinal, uma vez que ele pode indicar algum problema mais grave.
Felizmente, o próprio painel do veículo costuma avisar quando o motor superaquece. Caso isso ocorra, desligue o carro imediatamente, para não correr o risco de queimar ou fundir o motor.
Na maioria dos casos, isso acontece pela falta de lubrificação ou pela ausência de líquido no radiador, que é responsável por resfriar o equipamento.
O detalhe interessante, é que se o líquido estiver sem aditivo, ele não cumprirá sua função corretamente. Uma vez que o aditivo é responsável por garantir que a água ferva a temperaturas mais altas.
No entanto, se esse não for o problema do seu carro, será necessário fazer uma investigação mais detalhada.
Atenção: o defeito pode estar em outro componente do motor, como a correia dentada por exemplo.
O mau estado dessa peça, pode ocasionar o superaquecimento, assim como outros problemas no motor.
Ademais, assista ao vídeo abaixo para entender melhor as causas deste fenômeno e como evitá-lo.
Vazamento de fluidos
Outro sinal evidente é o vazamento de óleo ou outros fluidos do motor.
Inclusive, este é um sinal ao qual você deve estar atento, visto que ao estar com o nível de óleo baixo, ou com esse material vencido, ele terá pouca eficiência na lubrificação do motor, o que resulta, em casos mais extremos, no superaquecimento.
Por isso, atente-se a dois fatores: a quilometragem rodada e o prazo de validade do óleo.
A partir desses parâmetros você saberá quando levar o seu veículo à oficina para fazer a troca do material.
Lembre-se de fazer uma revisão geral no automóvel quando levá-lo ao mecânico. Desde o estado das mangueiras até os fluídos do freio, de direção e de transmissão, pois estes também influenciam no desempenho do motor.
Maior emissão de fumaça no escapamento
Se o seu veículo estiver emitindo muita fumaça e com uma coloração mais escura, fique alerta, pois pode ser um sinal de problemas no motor.
Geralmente, isso é consequência de vazamentos ou alto consumo de óleo, algo que pode acabar gerando perda de potência e, principalmente, o aparecimento de ruídos incomuns no motor do automóvel.
Nesta situação, encaminhe o seu veículo para uma mecânica de confiança, para que sejam averiguadas as causas. No pior dos casos, ainda é possível fazer um procedimento de reparação, a chamada retífica no motor.
Apesar de termos listados alguns sinais que geralmente estão atrelados a problemas no motor, sempre indicamos a revisão do veículo, para que você não fique em dúvida.
Na maioria dos casos, os problemas podem ser identificados e resolvidos de forma muito simples por um profissional capacitado.
Ademais, esperamos que este texto tenha trazido conhecimentos úteis para você!
Continue lendo outros conteúdos ou visite a loja da Pneubest, caso o seu carro esteja precisando de pneus novos.