Não faz a menor ideia de quando trocar os pneus do seu carro? Não se desespere, porque a PneuBest acaba de entrar em campo para jogar ao seu favor!
Neste texto, iremos te ajudar a identificar o momento certo para fazer a troca de pneus, através de muitas dicas úteis.
Inclusive, daremos algumas sugestões de onde comprar pneus novos por um preço muito mais acessível, caso precise fazer a troca em breve.
Interessado? Então vem com a PneuBest neste texto!
Quando trocar os pneus
Para te ajudar a descobrir quando trocar os pneus, partiremos de dois pontos. No primeiro, iremos considerar que você sabe o tempo de uso dos pneus atuais, enquanto no segundo, o oposto.
Assim, fica bem mais fácil para você se informar, não é mesmo? Dito isso, vamos às dicas.
Considerando a última troca
Se você sabe exatamente o ano e o mês em que fez a última troca de pneus, você pode se basear em algumas informações, para ter uma breve noção sobre a vida útil que eles ainda possuem.
Em média, segundo os fabricantes, o tempo máximo de utilização de um pneu é em torno de 4 a 5 anos, um período o qual pode render entre 40 a 70 mil quilômetros de rodagem.
Passando disso, o clima, a pressão, a umidade e até a temperatura tendem a comprometer a sua estrutura de uma forma muito mais agressiva. É aí, que os sinais mais gritantes de desgaste começam a aparecer, como os velhos e conhecidos arames, por exemplo.
Por isso, se a quilometragem já rodada pelos pneus, assim como o período de uso, tiverem ultrapassado os parâmetros acima, está mais que na hora de providenciar a troca.
Observando o desgaste
Talvez, seja ainda mais fácil saber quando trocar os pneus, observando o desgaste e algumas medidas, do que se baseando apenas na última troca.
Além do mais, não achamos tão prudente se basear apenas no tempo de uso, pois muitas são as variáveis que afetam a durabilidade de um pneu, como a sua qualidade, a condução e até mesmo as condições do automóvel.
Inclusive, o tipo de desgaste sofrido pelos pneus pode indicar alguns problemas no veículo, que tal uma parada neste artigo?
Dito isso, podemos citar algumas características a observar, para saber quando trocar os pneus.
A começar pela mais evidente de todas: pneus carecas. Quando eles adquirem este aspecto, significa que os sulcos da banda de rodagem estão sem a profundidade mínima (1,6 milímetros).
Nem precisamos comentar o quanto dirigir com pneus carecas pode ser perigoso, especialmente, em pistas molhadas ou escorregadias, onde a aderência e tração são praticamente nulas.
Outros sinais de que o componente precisa ser substituído são um pouco mais explícitos, como a presença de bolhas, por exemplo.
Elas surgem devido a pressão de um rompimento na estrutura interna do pneu, geralmente provocado por buracos ou outros impactos.
Ah, e se os arames (banda de rodagem) já estiverem aparecendo, você não deve rodar mais nenhum minuto com esses pneus. Seria uma pisada de bola sem precedentes com a sua segurança!
Ademais, você também pode identificar quando trocar os pneus avaliando as suas medidas.
Avaliando algumas medidas
Denominado de TWI , este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu.
A dica é que você observe a altura da banda da borracha. Se estiver próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.
Agora você nos pergunta: “e seu não conseguir visualizar essa borrachinha?”
Na verdade, é muito simples. Sabemos que a espessura mínima que deve existir é de 1,6 mm, correto? Esta medida é a mesma da parte dourada da moeda de 1 real.
Portanto, basta colocar a moeda lá e ver como ela encaixa.
Veja como avaliar:
- Se encaixar toda a parte amarela, o pneu está em ótimo estado;
- Caso apareça mais da metade, já está na hora de trocar;
- Se nenhuma parte da moeda entrar, já passou da hora (não perca mais nenhum segundo e providencie a troca).
O vídeo abaixo também ilustra esta técnica. Dê play e confira, para entender perfeitamente.
Uma medida muito útil e fácil de ser avaliada, não é mesmo?
Inclusive, temos um outro texto bem importante aqui no Blog, onde explicamos como ler todas as medidas de um pneu. Vale a pena conferir!
E claro, não podemos esquecer da data de fabricação do pneu, que pode ser encontrada na sua lateral, acompanhada da sigla DOT (Department of Transportation), caso não esteja apagada.
São os últimos 4 dígitos, onde os dois primeiros indicam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu foi fabricado.
Dessa forma, basta você calcular o tempo de uso, lembrando daquele prazo de durabilidade estimado de 4 a 5 anos que comentamos anteriormente.
Porém, se a data ultrapassar esse limite, não se assuste tanto. Pois, provavelmente, você comprou pneus com uma data de fabricação um pouco mais antiga.
Nessa situação, sugerimos que se atente mais aos desgastes e as outras medidas comentadas durante este tópico.
Onde comprar pneus novos?
Após tantas dicas ficou quase impossível não saber quando trocar os pneus, não é?
Agora, se você aplicou todas elas e verificou que já está na hora de trocá-los, que tal saber onde garantir pneus novos por um valor bem mais acessível?
Bom, na verdade, você já se encontra neste lugar!
Na PneuBest você pode “escalar uma nova seleção” de pneus para o seu veículo, economizando e muito nesse processo!
Somos um dos maiores e-commerces de pneus do Brasil e trabalhamos com as melhores marcas e condições de pagamento.
Aqui, você encontra pneus para todo tipo de veículo, podendo escolher tanto opções visando a alta performance, quanto Custo x Benefício.
Ressaltando ainda, que compras feitas pelo Pix possuem desconto de 6% já calculado.
Simplesmente, não dá para perder uma chance na cara do gol como essa, não é verdade?
Acesse agora mesmo o nosso Site e confira todas as nossas ofertas!