Que pneus gastos são o principal indicador de que a troca por novos é inevitável, você já sabe.
Caso ainda não tenha certeza sobre a hora exata de fazer a sua parada na loja online da PneuBest, as respostas estão neste artigo.
Não esqueça que você deve ter sempre em mente o Treadwear, o índice que mede a durabilidade do piso de um pneu.
A prova real de que os sulcos atingiram o limite de 1,6 mm de desgaste pode ser tirada até mesmo com uma moeda: a gente até já ensinou como fazer isso lá no nosso Instagram!
Comprovou que está mesmo na hora da troca? Então já pode abrir o nosso catálogo online em outra página, mas, antes de encontrar os preços e condições especiais para quem é Best, continue aqui até o final da leitura.
Temos bons motivos para isso! É que neste artigo você descobrirá que os padrões de desgaste atuais possivelmente estão escondendo outros problemas no veículo que você nem imagina.
1 – Pneus gastos no centro
Laterais conservadas, mas o meio dos pneus apresenta desgaste? É bem provável que a causa seja o excesso de pressão (pneus muito cheios) ou até que a roda esteja muito estreita.
Outra explicação para esse tipo de desgaste acontece em veículos de tração traseira, quando a carga é centralizada no eixo traseiro.
Nos três cenários que acabamos de apresentar, apenas a parte central do pneu tocará o solo, favorecendo o desgaste na região.
Dirigir com pneus gastos no centro, além de desconfortável, é também perigoso. Isso porque os pneus podem estourar a qualquer momento por conta de impactos externos.
2 – Desgaste no ombro interno ou externo
Ao invés de pneus gastos no centro, no seu caso a observação é de que as bordas internas ou externas dos seus estão desgastando mais rápido do que o restante?
É bem provável que a irregularidade traga o alerta para problemas como:
- Cambagem ou alinhamento inadequados;
- Rodas mais largas do que os pneus.
O sinal também pode ser indicar dois hábitos ruins na direção:
- Frenagem frequente ou em curvas fechadas;
- Pneus com baixa pressão ou com sobrecarga.
Os desgastes nos ombros internos e externos também requerem atenção! É que, nesse caso, a temperatura do pneu é elevada e o risco de acidentes se torna iminente.
Além disso, desgastes nas laterais aumentam a resistência ao rolamento e, consequentemente, o consumo de combustível.
3 – Pneus gastos em apenas uma das bordas
Se o desgaste for acentuado em apenas uma das bordas, não pense que você está diante de um problema menor.
Esta, na verdade, pode ser uma complicação até mais séria do que as outras duas. Pneus gastos em apenas uma das bordas chegam para pedir uma olhada especial ao sistema de suspensão e o alinhamento correto das rodas.
4 – Desgastes irregulares
Um desgaste aqui outro ali e você não consegue atribuir um padrão de regularidade para classificá-los?
A lista dos problemas que eles podem indicar no veículo é ampla e acende luzes de alerta para pontos como:
- Falha do sistema ABS
- Travamento do sistema de freios
- Folga de rolamento ou componentes
- Balanceamento inadequado das rodas
- Rodas deformadas ou descentralizadas
Por apontar para tantos componentes do veículo, o ideal é que o sinal seja avaliado por um profissional.
Não descuide, nem ignore esses indicativos! A explicação é simples, mas necessária: antes de comprar pneus novos é preciso que você “corte o mal pela raiz”.
Essa avaliação é tão importante porque vai impactar diretamente na durabilidade do novo conjunto que você vai comprar com a PneuBest!