A recapagem de pneus é um método usado para estender a vida útil de pneus usados. Mas será que vale a pena?
É a pergunta que a PneuBest tentará responder no conteúdo de hoje.
Abaixo, iremos explicar como o processo funciona, além de apontar alguns fatos relevantes sobre o procedimento, para que você tire suas próprias conclusões.
Achou a ideia interessante? Então acompanhe os próximos tópicos!
Como funciona o processo de recapagem de pneus?
A recapagem de pneus nada mais é do que um método de recomposição da superfície do pneu, onde a banda de rodagem antiga (a área dos famosos arames) é substituída por uma nova.
Ou seja, apenas a borracha da banda de rodagem é alterada, enquanto o restante da sua carcaça permanece intacta.
Você deve estar pensando agora: “beleza, mas isso irá alterar a composição e qualidade do material, não é?”
Exatamente. O procedimento acaba comprometendo a qualidade do pneu, uma vez que os materiais usados para a sua recomposição não possuem as mesmas características do original.
Vale ressaltar, que este processo possui algumas proibições perante a lei:
- As resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013 proíbem a utilização de pneus reformados no eixo dianteiro de ônibus ou micro-ônibus;
- A resolução Contran n° 158/2004 proíbe o uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos.
- Já os demais veículos, inclusive os de carga, devem seguir a Resolução Contran 558/1980, a qual exige a gravação da palavra “reformado” e a marca do reformador. Ela deve estar na parte mais ampla dos flancos (área atingida pela reforma). Além disso, ainda precisa conter os marcadores do índice de desgaste (mais conhecido como TWI).
Diante dessas informações, fica evidente que o método é mais utilizado por veículos de transporte de carga.
Aliás, existem outros procedimentos de reforma de pneus, como a remoldagem e a recauchutagem. Veja as diferenças entre estes métodos aqui!
O procedimento é seguro?
Como já dito anteriormente, o processo de recapagem de pneus compromete o seu material, devido à mistura de itens de qualidades distintas.
Sendo assim, é de se esperar que o seu desempenho não ofereça tanta segurança. Pode até ser um procedimento permitido, mas jamais aconselharíamos alguém a fazer.
Até entendemos que existe o aspecto do reaproveitamento. Mas já existem métodos de descarte e reciclagem que colaboram com a sustentabilidade.
Portanto, a recapagem não se justifica tanto assim, nem mesmo pela questão do preço. Pois é possível comprar pneus novos pela internet, por exemplo, e gastar bem menos.
Porém, caso decida fazer uso do método, não aconselhamos que o realize mais de uma vez.
Já ouviu o termo “vai virar uma salada de frutas”? É exatamente por isso.
Vale a pena?
Para responder esta pergunta (se é que já não foi respondida) traremos algumas considerações bem importantes.
Primeiro, a Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) avalia que a vida útil de um procedimento como este é em torno da metade do que um pneu novo teria.
Segundo, o preço cobrado para fazer a recapagem de pneus quase sempre é maior do que a metade do valor de um pneu novo.
Ou seja, não é uma economia vantajosa. Ainda mais quando colocamos o aspecto segurança em jogo.
Não vale a pena arrastar um pouco mais a vida útil dos pneus, se você perde totalmente a qualidade dos itens.
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Leia ainda: Vulcanizar pneus é seguro? Entenda o processo.