Vulcanizar pneus é seguro? Entenda o processo
Vulcanizar pneus é seguro? Entenda o processo

O processo de vulcanizar pneus é muito utilizado em borracharias para fazer reparos em cortes ou furos. Mas será que é seguro?

É isso que você irá descobrir neste texto. Em seguida, iremos explicar como funciona o processo e revelar se ele é realmente vantajoso.

Curtiu a ideia? Então acelere com a PneuBest na leitura deste conteúdo!

Como funciona o processo de vulcanizar pneus?

O processo de vulcanizar pneus é utilizado para garantir maior força de tensão na borracha, além de maior elasticidade, maior capacidade de adaptação ao clima e maior resistência à dilatação. 

Inclusive, essa é a sua forma original de fabricação (para mais detalhes, consulte este outro texto: como é fabricado um pneu.)

Ele foi criado de maneira involuntária por Charles Goodyear (este nome te lembra algo?) no ano de 1839, que ao derramar uma mistura de látex e enxofre sobre o fogão quente, acabou “criando” uma borracha através da queima. 

O próprio Charles nomeou o processo de vulcanização, fazendo referência a Vulcano, o deus grego do fogo.

Além de ser usado para conferir maior resistência à borracha na sua fabricação, este processo também pode ser utilizado para remendos em cortes ou furos na parte externa de um pneu, provocados, geralmente, por itens cortantes ou buracos, por exemplo.

Nessa situação, após localizar o dano, o especialista realiza uma raspagem com uma lixa no lado de dentro e fora do pneu, exatamente onde ocorreu o dano.

Em sequência, é aplicado uma cola (laminado e vulcanite). Por fim, o pneu é colocado na vulcanizadora, onde permanece cerca de três horas até que o processo seja bem definido.

O procedimento de vulcanizar pneus é bastante usado por condutores que acabam sofrendo danos em algum pneu, mas não querem gastar na compra de um novo. 

Vale ressaltar, que este processo representa em média 20 a 30% o preço de um pneu. Dependendo da marca, é claro.

É seguro?

De todos os procedimentos usados para realizar reparos em pneus, este é o mais seguro (senão o único). Claro, desde que realizado por profissionais de confiança.

No entanto, vale destacar que se o estrago for muito grande, o processo deixa de ser vantajoso. Pois o remendo pode causar uma deformação na estrutura do pneu, o que por sua vez, pode alterar a forma com que ele roda no solo.

Sendo assim, o procedimento de vulcanizar pneus deve ser utilizado com cautela. Ah, e nada de exageros, viu? Evite fazer o processo mais de uma vez em um pneu, para não comprometer a sua segurança.

Até porque não há necessidade de ficar remendando os pneus, só para economizar um pouco. 

Não quando existem lojas como a PneuBest, onde você consegue comprar pneus novos por um preço extremamente baixo.

Como os pneus Apollo, por exemplo. Veja algumas ofertas aqui!

Compartilhe esse post