O que é resistência ao rolamento do pneu?
O que é resistência ao rolamento do pneu?

Na fabricação de pneus existe uma constante busca por produzir produtos de qualidade que facilitem o deslocamento do veículo com um menor consumo de energia.

Um dos fatores mais relevantes nessa busca é a resistência ao rolamento, responsável por 20% do consumo de combustível de um veículo.

Portanto, se você busca pelos melhores pneus, procure adquirir os com menor resistência ao rolamento.

Sim! Os pneus com menor resistência são os melhores. Quer entender por quê? Confira abaixo!

 

O que é resistência ao rolamento?

A resistência ao rolamento é a força que se opõem ao movimento do veículo. Essa força é ocasionada por todas as deformações que o pneu sofre em contato com o solo da via e os seus obstáculos.

Durante todas essas deformações o pneu vai consumindo energia na forma de calor, no processo conhecido como histerese — o principal fator para a resistência do rolamento.

Essa perda de energia precisa ser superada pelo motor do veículo, resultando assim no consumo de combustível.

 

A resistência ao rolamento do pneu pode ser evitada?

A resistência irá acontecer sempre que os pneus entrarem em contato com a superfície da estrada, portanto, não pode ser evitada. Porém, pode ser amenizada.

Com o uso de pneus de baixa resistência à rolagem você garante a menor geração de calor e uma melhor fluidez sobre os obstáculos, o que diminui a resistência e facilita o deslocamento do veículo.

 

Quais os benefícios de pneus com baixa resistência à rolagem?

Os pneus de baixa resistência apresentam benefícios significativos para o bolso de seus usuários, pois, segundo o departamento de energia dos EUA, podem gerar uma economia de até 10% no consumo de combustível.

Além disso, com o menor consumo de combustíveis fósseis, esses pneus geram benefícios para o meio ambiente, tanto que são nomeados como pneus verdes ou pneus ecológicos.

Agora que você sabe como amenizar a energia que seu veículo gasta na estrada, não deixe de conferir também as nossas 5 dicas simples para economizar combustível.

Compartilhe esse post