Sustentabilidade no mercado de pneus: inovações que impulsionam a “mobilidade verde”
Sustentabilidade no mercado de pneus: inovações que impulsionam a “mobilidade verde”

A sustentabilidade no mercado de pneus é um movimento que tem ganhado muita força nos últimos anos.

Os avanços tecnológicos e a crescente conscientização ambiental impulsionam a busca por soluções mais eficientes nesse sentido. 

Neste conteúdo, falaremos um pouco sobre as tecnologias e estratégias que estão moldando o setor e contribuindo com este importante movimento.

Confira tudo isso a seguir!

Sustentabilidade no mercado de pneus: tecnologias e estratégias que estão mudando o mercado

Uso de materiais ecológicos e sustentáveis

Um dos principais avanços tecnológicos no mercado de pneus sustentáveis tem a ver com a utilização de materiais ecológicos em sua fabricação. 

Tradicionalmente, os pneus eram produzidos com base em borracha sintética, derivada de fontes não renováveis (principalmente petróleo). 

No entanto, atualmente, novos materiais estão sendo explorados, como borracha natural proveniente de seringueiras e plásticos reciclados. 

Esses materiais reduzem a dependência de recursos não renováveis e diminuem a dispersão de carbono nas atividades de fabricação.

Aliás, recentemente, a Goodyear apresentou um modelo de pneu fabricado com 90% de materiais sustentáveis, o qual já foi aprovado em inúmeros testes.

Ou seja, mudanças ainda mais benéficas para a “mobilidade verde” começarão a despontar no mercado em breve.

Monitoramento inteligente das condições dos pneus

A tecnologia de pneus inteligentes está revolucionando a forma como os itens se comportam nos veículos, através do monitoramento de desempenho e da condição dos pneus. 

Sensores incorporados em suas carcaças permitem o acompanhamento em tempo real da pressão, desgaste e até mesmo dos danos sofridos.

Isso não só aumenta a segurança e procedência dos itens, como também gera mais eficiência para o veículo, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de carbono. 

Além disso, esses sistemas de monitoramento possibilitam uma manutenção mais eficiente dos pneus, aumentando sua vida útil e o tempo de substituição.

Reciclagem e reutilização

A tecnologia também desempenha um papel fundamental na reciclagem e reutilização de pneus, evitando acúmulos de resíduos poluentes. 

Processos avançados de reciclagem permitem que os pneus usados sejam transformados em novos produtos, como asfaltos, pisos de borracha e diversos outros itens. 

Inclusive, a PneuBest participou de uma ação recente, onde foi feita a doação de tapetes para atividades recreativas, os quais foram totalmente produzidos com o uso de pneus reciclados. (Veja outras ações sustentáveis da Pneubest!)

São atitudes simples mas que fazem enorme diferença para a sustentabilidade. Afinal, essa prática não apenas reduz o descarte de resíduos, como renova o ciclo de vida desses itens, designando novas utilidades para eles. 

Diante dessas e outras tecnologias e estratégias, percebe-se a preocupação das fabricantes com o desenvolvimento da “mobilidade verde”.

Até porque, para continuar “rodando o que temos de melhor nessa vida”, precisamos cuidar do planeta em que vivemos, não é verdade?

E a Pneubest sempre estará “acelerando junto” em prol dessa causa.

Compartilhe esse post