Se você fez uma parada no artigo “COMO É FABRICADO O PNEU?”, já descobriu que eles são muito mais do que borrachas.
Embora levem mais de 200 materiais na composição, poucos elementos são visíveis. A tampa do bico do pneu é um deles mas, assim como as borrachas, também não está sozinha!
Na verdade, o trio que precisamos acessar para a calibragem dos pneus é composto pelo bico, pela válvula e pela tampa.
Neste artigo, vamos nos concentrar especificamente na tampa, que é o primeiro e último ponto de contato da calibragem. Aqui você vai descobrir:
- As funções da tampa do bico do pneu;
- Quais são os fatores que aceleram a sua degradação;
- A hora certa da troca.
1 – A função da tampa do bico do pneu
Tirar a tampa do bico, calibrar os pneus e depois colocar novamente são alguns dos principais passos da calibragem.
No início e no final desse processo, tão importante para a conservação dos pneus e para as melhores condições de dirigibilidade, ela é o principal ponto de contato.
Mas, mesmo que seja pequena e muitas vezes até passe despercebida, a tampa da válvula é muito importante!
É ela quem impede o ar interno de sair dos pneus, até mesmo quando o bico apresenta mau funcionamento.
Embora estancar o ar interno e assegurar a pressão correta dos pneus seja a função mais lembrada, as atribuições do item não acabam aí.
Impedir que sujeiras entrem na válvula também está entre as funções que a tampa da válvula dos pneus cumpre continuamente.
A presença da tampa, aliás, é uma das garantias mais importantes para impedir os vazamentos nos pneus.
2 – Fatores de degradação
Ver pneus circulando por aí sem a tampa da válvula é mais comum do que se imagina. Esquecidas no calibrador e até furtadas enquanto os carros estão estacionados.
Por serem tão pequenas, fica até difícil saber qual foi o destino da tampinha que não está no topo da válvula.
O sinal mais visível da ausência será a perda de pressão. Dessa forma, mesmo que o pneu não esteja com nenhum furo, ele terá sempre menos libras do que deveria.
No entanto, por mais que você sempre lembre dela e rosqueie com cuidado, o processo de degradação da peça é inevitável.
Geralmente feitas de plástico, elas tendem a sofrer as ações de fatores externos como o sol e a chuva.
As feitas de metal, embora sejam mais resistentes, não conseguem escapar de fatores que causam oxidação. A própria urina dos animais é uma dessas condições.
3 – A hora da troca
Se chegou até aqui, você já descobriu que precisa providenciar o quanto antes, caso algum dos pneus do seu carro esteja sem a tampa do bico.
Caso as tampas estejam no lugar, faça uma boa inspeção visual e verifique se elas estão em boas condições.
Bateu a dúvida? Faça uma parada na mecânica e peça para um profissional avaliar se está tudo bem com a peça.
Aliás, muitas oficinas vendem apenas a tampa do bico do pneu e provavelmente você não pagará mais do que R$ 10,00 por ela.
O ideal é que, a cada troca de pneu, o conjunto formado por bico, pela válvula e tampa também seja substituído.
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