Uma pequena notável. Esta é uma boa definição para a bobina de ignição porque, independentemente do tamanho, a peça é bastante complexa e responsável por nada menos do que viabilizar o funcionamento do veículo.
Um componente tão importante e que você nunca tinha ouvido falar? Essa é a hora perfeita para descobrir o que a bobina faz de tão relevante no veículo, a todo momento.
A função da bobina de ignição
Basicamente, o papel da bobina de ignição consiste em distribuir corrente para as velas de ignição.
Ou seja, por trás dos cabos e velas (que você certamente ouve falar com mais frequência) está a peça que gera a centelha necessária para viabilizar o processo de combustão.
E a combustão nada mais é do que o processo de queima da mistura entre ar e combustível, gerando a energia que coloca os veículos em movimento.
Ficou claro agora o porquê de a atuação deste componente ser decisiva para o carro dar partida?
Nós vamos ainda mais fundo nessa explicação e faremos isso com alguns números. Considere o seguinte: a tensão normal da bateria dos carros gira em torno de 12 a 15 volts.
Com a bobina de ignição atuando, essa tensão é amplificada e, em sistemas mais modernos pode, pode chegar a até 60 mil volts.
É isso mesmo, a conclusão que você acabou de chegar está correta! Sim, a bobina de ignição atua como uma espécie de transformador.
Defeitos na bobina de ignição
Agora que já conhece a relevância da peça e compreendeu como ela funciona, está na hora de descobrir que, por menor que seja o defeito, as consequências de uma falha na bobina de ignição são grandes. Sem ela, o veículo pode simplesmente nem dar partida.
Embora as bobinas de ignição tenham uma durabilidade capaz de ultrapassar os 200 mil quilômetros, defeitos podem acontecer, principalmente para quem não mantém o cronograma de revisões do veículo regular.
Os sintomas de que o problema na peça existe são os mais variados e incluem manifestações como:
- Luz de verificação do motor acesa (este geralmente é o primeiro sinal)
- Aumento no consumo de combustível
- Falhas na partida (principalmente quando o veículo ainda está frio)
- Ruídos agudos
- Tiros no escapamento (geralmente acompanhados de fumaça preta e cheiro de gasolina)
- Motor engasgado
- Vibrações no motor
- Performance mais fraca do motor
- Parada repentina do veículo
Algum desses sinais lhe soou ou cheirou familiar? Então está na hora de levar o veículo para um passeio na mecânica!
Com o auxílio de um aparelho chamado multímetro, o seu profissional de confiança terá um diagnóstico das grandezas elétricas do carro, definindo se é a hora da troca do componente.
Aliás, aproveite também para fazer uma parada no texto “5 luzes do painel que você não pode ignorar”. Aqui estão outros sinais luminosos que devem acender o seu sinal de alerta para a revisão do carro.
Sempre que for fazer qualquer verificação lembre-se de checar também os pneus. Para a sua segurança e para a segurança de todos os que rodam com você, eles devem desfilar por aí em perfeito estado.
O melhor caminho para a compra você certamente já sabe! É a PneuBest, há 19 anos trazendo até você pneus importados com garantia, excelente durabilidade, confiança, segurança e o melhor atendimento.