5 luzes do painel que você não pode ignorar!
5 luzes do painel que você não pode ignorar!

Quantas vezes você ignorou as luzes do painel do seu carro?

Algumas luzes podem não precisar de sua ação imediata, porém, por outro lado, algumas delas podem indicar um problema que precisa ser resolvido imediatamente para não provocar riscos ao seu veículo e a sua segurança.

Quer saber quais são elas? Então acompanhe o texto a seguir!

1. Luz de Bateria

luzes do painel

Já pensou sair para trabalhar e não conseguir ligar o carro por falta de bateria… Bem, que não seja por falta de aviso, pois a luz de bateria está ali para te avisar.

O problema é que o indicador da bateria no painel é um pouco complicado –– ele pode indicar que a bateria precisa ser trocada, ou que ocorreu algum rompimento da correia do alternador, ou algum cabo ou fio solto. Por isso é preciso procurar o seu mecânico de confiança para diagnosticar corretamente o problema.

Bateria do Carro: Quando trocar e como escolher a melhor para o seu?

2. Luz de Freio

luzes do painel

Existem coisas que não podemos negligenciar quando o assunto é segurança, e uma delas são os freios do veículo. Portanto, quando você ver a luz de freio acesa é hora de ficar atento.

Se a sua luz de freio está acesa, primeiro verifique se o seu freio de mão está puxado; se não está, então a luz indica que o problema pode estar no sistema de freio hidráulico ou que seu fluido de freio está abaixo do recomendado.

Qualquer seja o problema, é preciso resolver imediatamente, pois falha nos freios é coisa que não se brinca.

3. Luz de atenção do Airbag

luzes do painel

Com a lei que decretou a obrigatoriedade de Airbags em todos os veículos produzidos a partir de 2014, cada vez mais motoristas se deparam com essa luz peculiar no painel.

Se ela aparecer, pode indicar duas situações que podem colocar em risco sua segurança e dos passageiros: primeiro, o airbag pode não ser ativado durante um impacto; segundo, ele pode indicar algum problema com o cinto de segurança, o que é um item essencial para evitar danos fatais na estrada. 

Como precaução, vá até sua autorizada ou seu mecânico para averiguar a situação e garantir que tudo está em ordem com seus dispositivos de segurança.

4. Luz de temperatura

luzes do painel

Se você não quer acabar parado no meio da estrada, não é só o nível de combustível que você precisa monitorar.

Quando a luz de temperatura estiver acesa, isso indica que o motor do veículo está superaquecido ou que a água do radiador está baixa.

Ao ver esse aviso no painel, não siga rodando por muito mais tempo e encontre um local para reabastecer o líquido de arrefecimento, que pode ser água ou um fluido específico para refrigeração.

5. Luz do Óleo

luzes do painel

Um veículo não consegue rodar 20 minutos sem óleo, e as consequências que isso pode causar são fatais.

Portanto, quando a luz do óleo acender e indicar que o nível de óleo está baixo, prepare-se para dar uma passada em um posto de combustível ou no seu mecânico para abastecer o fluido.

Troca de Óleo: tudo que você precisa saber!

Para preservar a sua vida e dos demais passageiros do veículo, nunca ignore essas luzes do painel. Quando alguma delas acender, procure um mecânico e aproveite para fazer uma revisão completa do veículo.

Compartilhe esse post