Pneu Best

Economizar Combustível: 8 Dicas para você testar!

Dicas Atualizado em 27/08/2019 às 08:14 economizar combustível

Nos últimos anos o preço da gasolina não tem contribuído muito, não é mesmo?

No início dos anos 2000 pagávamos em torno de R$1,50 pelo litro (NEXO), e hoje o valor tem chegado aos R$ 4,50.

Comprar um carro mais econômico ou caminhar são algumas alternativas para fugir dos gastos com combustível; mas nem sempre são opções viáveis para todos.

Portanto, o jeito é aprender a economizar com alguns truques simples e práticos que vão ajudar a economizar combustível e tornar o seu veículo mais eficiente. Confira!

 

1. Desacelere

desacelerar

Todo mundo sabe que pisar com mais calma no acelerador faz você economizar combustível. Porém, poucos sabem, de fato, quanto pode ser essa economia.

Em teste, realizado pela Quatro Rodas, se mostrou que um veículo numa velocidade de 120 Km/h pode ter um gasto dobrado do que o mesmo veículo numa velocidade de 80 Km/h. 

Portanto, para quem busca economizar combustível, ter mais segurança na viagem e evitar multas, é bom se programar para ficar um pouco mais na estrada. 

 

2. Mantenha-se aerodinâmico

Isso significa diminuir a resistência do vento que o veículo sofre na estrada.

Devido a essa barreira de ar que o veículo precisa enfrentar, o consumo de combustível aumenta, pois o veículo precisa gerar mais energia para superá-la.

O seu carro não conseguirá ter a aerodinâmica de um carro de Fórmula 1, porém, se você manter as janelas fechadas e remover o bagageiro de teto, o seu consumo de combustível será muito mais eficiente.

 

3. Manutenção em dia

mecânico

Ter a manutenção do veículo em dia não só é importante para sua segurança, como também para evitar pequenos problemas que podem fazer você gastar mais na bomba de gasolina.

Problemas com filtro, velas, embreagem, alinhamento, ou até mesmo com o óleo do motor, podem fazer o consumo de combustível subir sem que você perceba.

Portanto, se você ainda não realizou nenhuma revisão este ano, corra para o seu mecânico de confiança!

 

Revisão do Veículo: O que não pode faltar?

 

 

4. Atenção na estrada

Ficar alerta na estrada é essencial para manter a segurança e também economizar combustível.

Sim! Ter atenção aos demais motoristas, antecipar suas ações e possíveis erros pode fazer com que você conserve seu tanque cheio. Isso porque com menos frenagens e aceleramentos, menos gasolina o veículo consome. 

Portanto, dirija com paciência e suavidade para evitar acidentes e mais dinheiro saindo do seu bolso no posto de combustível.

 

5. Diminua o RPM

 

Se você quer tirar o melhor proveito da potência do seu carro sem gastar mais combustível, a resposta está no controle do RPM.

As rotações por minuto são o número de giros que o virabrequim (peça do motor que transmite seu movimento até as rodas) realiza dentro de 1 minuto.

Através do conta-giros do painel do veículo você pode acompanhar esse número, que normalmente é indicado por unidades de 1 até 8 –– basta multiplicar por 1000 para ter o seu RPM.

Em relação à eficiência de combustível, para que você possa economizar combustível é preciso fazer a troca de marcha quando o RPM estiver aproximadamente em 2500 rotações por minuto, e seguir o processo em todas as trocas de marcha.

 

6. Reduza o peso

Quando você diria que fazer uma dieta pode ajudar até mesmo na economia de combustível do seu carro, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, viajar com menos peso no veículo pode sim ser uma das alternativas para gastar menos combustível. Isso ocorre pois quanto menos carga o veículo precisar suportar, menos resistência ao rolamento ele sofre e menos energia –– que é convertida em gasolina –– o veículo necessita para rodar. 

 

7. Ligue o ar-condicionado

ar-condicionado

Você deve ter ouvido falar dezenas de vezes que ligar o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível; porém, isso é uma afirmação equivocada que não se aplica em todos os casos.

O ar-condicionado gera sim um aumento de consumo de combustível (em média 10% maior); mas apenas quando o veículo está em baixa velocidade. Se você andar em velocidades acima de 80 km/h com os vidros abertos, o seu veículo estará consumindo muito mais combustível, devido às questões de aerodinâmica que abordamos no tópico 2.

 

Manutenção de Ar-condicionado Automotivo: seu veículo está precisando?

 

 

8. Cuide dos pneus para Economizar Combustível

calibrar-pneus

Por último mas não menos importante, os pneus do veículo. Estes, além de essenciais para sua segurança na estrada, também tem um papel fundamental na economia de combustível… isso se forem bem cuidados.

Para começar, mantenha a calibragem dos pneus sempre adequada e em dia –– dirigir com pneus descalibrados pode aumentar em até 25% o consumo de combustível.

Não deixe de fazer o rodízio dos pneus, que além de aumentar a performance do veículo, também pode ajudar a reduzir nos gastos com combustível.

 

O que achou das nossas dicas? Pronto para testá-las?

Se você tem outras maneiras de como economizar combustível, curta nossa página no Facebook e no Instagram e deixe seu comentário com suas dicas para ajudar toda comunidade de motoristas a economizarem no posto de gasolina.

Até a próxima!