Afinal de contas, você sabe o que é alinhamento e como ele é importante para a preservação dos pneus do seu veículo?
Rodas desalinhadas aumentam consideravelmente o desgaste dos pneus, demandando trocas mais frequentes – que acabam pesando no bolso – e comprometendo a segurança em situações de frenagens bruscas e mudanças repentinas na direção.
O alinhamento consiste basicamente em ajustar os ângulos das rodas para que fiquem perfeitamente alinhadas entre si e em relação ao chão. Para tanto, é importante que você conheça o Camber e o Caster.
-
Camber
O ângulo de cambagem revela a inclinação das rodas do veículo levando-se em consideração o plano horizontal do eixo. O alinhamento desse ângulo previne que o pneu tenha um desgaste precoce ou desnecessário.
-
Caster:
O ângulo de caster é o responsável pela segurança e estabilidade da direção, definido com base na linha vertical que passa pelo centro da roda do carro, adotando o ponto de vista do perfil.
Você não precisa ser um expert, mas é importante que tenha uma noção dos procedimentos realizados em seu carro para que ele fique com a Geometria ok.
Vai trocar de pneus? Não esqueça do alinhamento!
Se você ainda não ficou convencido da importância do alinhamento como prevenção, fique atento às situações e sinais que indicam quando o procedimento deve ser feito:
- Após sofrer algum impacto contra pedras, guias ou buracos muito fortes;
- Comportamento estranho na direção, bem como volante com tendência a ir pro lado;
- Quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados;
- Conforme recomendação, é sempre indicado que seja feito á partir de 7 mil km rodados.
Além de garantir maior segurança, economia de combustível e menos desgaste dos pneus, é um procedimento que não costuma demorar mais de uma hora para ser concluído.
Para saber mais sobre como cuidar de seus pneus e receber nossas ofertas em primeira mão, cadastre-se para receber nossas newsletters!