Balanceamento – o que é e como fazer?
Balanceamento – o que é e como fazer?

Afinal, você sabe o que é balanceamento?

Existem cuidados que todo condutor precisa ter com seu veículo, já falamos no Blog a importância de fazer o alinhamento, mas você sabe o que é balanceamento?

Balanceamento nada mais é do que o alinhamento entre as rodas e os pneus do carro, esse equilíbrio é necessário para evitar desgastes nos componentes e prolongar a vida útil do pneu!

Na prática, qual a diferença? Faça o teste! Ao dirigir, por um breve momento e em segurança, solte o volante e verifique se o carro parece trepidar ou vibrar. Caso isso aconteça, você deve levar seu carro ao mecânico ou concessionaria de confiança para verificar o balanceamento das rodas!

Mas, se ao realizar o teste, você perceber o veículo “puxando” para determinados lados, recomendamos que você leia este post.

Quando realizar o balanceamento no carro?

  • Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo (se você sentir ele “puxando” para o lado, por exemplo);
  • Após os pneus sofrerem algum impacto muito forte contra buracos, objetos ou pedras;
  • De acordo com as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante;
  • Sempre que houver substituição dos pneus;
  • Quando for feito o rodízio de pneus.

Alinhamento e balanceamento são a mesma coisa?

A resposta é não! São dois procedimentos diferentes. O balanceamento consistente na restauração do equilíbrio entre as rodas e os pneus e o alinhamento em compensar a perspectiva da roda, de forma que todas recebam o mesmo impacto ao entrar em contato com o solo.

Qual a importância de realizar o balanceamento?

Sendo feito de acordo com o manual do veículo a cada 10 mil quilômetros ou quando houver alterações, garantem melhor tração, estabilidade e conforto. Melhoram o desempenho dos pneus e, consequentemente, garantem maior vida útil, em consequência do menor desgaste do rolamento, amortecedor e componentes de direção. Esses serviços costumam ter um preço bem acessível, então é importante que sejam feitos sempre!

Já conhece nossa pagina no Facebook? Siga a gente!

Compartilhe esse post