Troca de óleo: Tudo que você Precisa Saber!
Troca de óleo: Tudo que você Precisa Saber!

A troca de óleo é assunto sério! Principalmente quando você passa a encarar esse componente como o sangue do carro.

Quando respeita os prazos de substituição, garante a limpeza correta dos resíduos e o bom funcionamento do motor.

Preparamos este artigo para você saber os prazos de troca, os sinais que o carro dá quanto ao fluído e também como fazer a escolha do melhor componente.

Está na hora de assumir o controle: não deixe mais a troca de óleo apenas nas mãos do mecânico ou de um posto de combustível!

Por que a troca de óleo é importante?

A troca de óleo é tão importante para o carro quanto o banho é para nós. Assim como o banho mantém nosso corpo limpo, o óleo mantém o motor do carro higienizado.

Com a troca regular do componente, as peças vitais do motor se mantém livres de resíduos contaminados que podem causar problemas tão graves como a perda total dele.

Quando trocar o óleo do carro?

A melhor resposta para essa questão, assim como muitas outras em relação ao seu veículo, está no manual do proprietário.

Se você não tem o seu, é possível encontrá-lo online com uma pesquisa no Google. De qualquer maneira, independentemente do veículo, existem alguns pontos em comum:

Frequência

Existem duas bases para você guiar a troca de óleo do seu carro: pela data da última troca ou pela quilometragem.

É comum que você tenha essa informação em um selo que é colocado no vidro do carro, com a quilometragem e a última data de troca.

Em geral, a recomendação para a troca do óleo gira entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados.

Carros que ficam muito tempo parados no trânsito precisam de uma atenção especial.

Aqui, por mais que a quilometragem não seja alta, o que entra na conta é o fato de o motor permanecer ligado por longos períodos.

Nesses casos, classificados como uso severo, o tempo de troca deve ser reduzido pela metade.

Esteja atento à quilometragem, mas tome a troca de óleo pelo menos duas vezes por ano como um bom direcionamento!

Escute seu Carro

Quando algo não vem bem, o carro encontra formas de enviar um recado! Jamais ignore luzes acesas e mensagens no painel, uma delas pode estar dizendo que chegou o momento de trocar o óleo do carro.

Se ficar em dúvida, vá até o seu mecânico de confiança ou peça para um frentista em um posto de combustível para avaliar as condições do óleo.

Cuidado para não cair na armadilha de completar o óleo! Quando toma essa ação, você mistura o óleo novo com o velho e o resultado é um lubrificante misto e bem diferente dos dois originais, comprometendo a eficácia e desempenho do motor.

Verifique o nível e as condições do óleo

Verificar o nível e as condições do óleo é tarefa simples! Abra o capô do veículo, puxe a vareta de verificação e limpe-a com o auxílio de um pano.

Em seguida, coloque-a de volta no lugar e depois puxe-a para conferir o nível e o estado do óleo. Atenção aqui: ele deve sempre estar entre o nível máximo e o mínimo e a cor deve ser preta ou marrom.

Caso não esteja nesse padrões, você deve solicitar um diagnóstico a respeito da coloração do óleo.

Como escolher o óleo certo?

Mais uma vez quem manda aqui é o manual do veículo, afinal, quem melhor para saber qual o melhor óleo para o seu carro do que os próprios fabricantes?

Confira a indicação do óleo no manual antes da troca, pois no local em que você realizar a compra você pode acabar recebendo sugestões de optar por um óleo sintético, que é o tipo de óleo mais caro e com mais alta tecnologia. Porém, esse tipo de óleo não precisa ser a sua opção, ao menos que o seu manual indique.

Revisão do veículo: o que não pode faltar na sua?

Mesmo com a troca do fluído em dia, cheque o nível do óleo do seu carro pelo menos uma vez por mês.

Assim como a calibragem dos pneus, esse é um cuidado responsável e simples que você pode fazer para preservar o seu veículo e rodar com segurança.

Não deixe de fazer uma parada também no artigo “BATERIA DO CARRO: QUANDO TROCAR E COMO ESCOLHER A MELHOR?“.

Aqui você vai encontrar todas as informações que são importantes sobre esse item que também deve estar em dia antes de colocar o carro na estrada.

Por falar em carro na estrada, confira também os “3 CUIDADOS COM OS PNEUS PARA A VIAGEM DE FÉRIAS“.

Compartilhe esse post