Pneu Best

Troca de óleo: Tudo que você Precisa Saber!

Dicas troca de óleo

O óleo é o sangue do carro. Por isso, para preservar o seu veículo, é preciso conhecer mais sobre esse fluído e não deixar a troca de óleo apenas nas mãos do mecânico ou de um posto de combustível.

Neste texto nós vamos lhe dizer tudo que você precisa saber a respeito do óleo do carro, desde a hora certa de trocá-lo até a escolha do melhor óleo para o seu veículo. Siga lendo!

Por que a troca de óleo é importante?

A troca de óleo tem importância para o carro da mesma forma que tomar banho tem importância para nós. Assim como o banho tem a função de nos manter limpos, o mesmo vale para o óleo em relação ao motor do carro: com a troca regular do óleo, os componentes vitais do motor se mantém livres de resíduos contaminados que podem causar problemas graves, como até mesmo a perda total do motor.

 

Manutenção de ar-condicionado automotivo: seu veículo está precisando?

 

Quando trocar o óleo do carro?

A melhor resposta para essa questão, assim como muitas em relação ao seu veículo, está no manual do proprietário. Se você não tem o seu, é possível encontrá-lo online com uma pesquisa no Google. De qualquer maneira, confira algumas dicas sobre a hora certa para a troca de óleo.

Frequência

Existem duas bases para você guiar a troca de óleo do seu carro: pela data da última troca ou pela quilometragem. É comum que você tenha essa informação em um selo que é colocado no vidro do carro, com a quilometragem e a última data de troca; contudo é recomendado que mesmo um veículo não muito rodado faça a troca de óleo pelo menos duas vezes por ano.

Escute seu Carro

Tanto em veículos atuais como alguns mais antigos, é possível receber um indicador, seja por uma luz acesa ou mensagem no painel, de que chegou o momento de trocar o óleo do carro. Nunca ignore essa mensagem: para tirar sua dúvida, vá até o seu mecânico de confiança ou peça para um frentista em um posto de combustível para lhe dar uma segunda opinião sobre as condições do óleo.

Verifique o nível e as condições do óleo

Abra o capô do veículo, puxe a vareta de verificação do óleo e limpe-a com o auxílio de um pano. Em seguida, coloque-a de volta no lugar e depois puxe-a para conferir o nível e o estado do óleo: ele deve sempre estar entre o nível máximo e o mínimo, e a cor deve ser preta ou marrom; caso não esteja nesse padrões, você deve adicionar mais óleo ou solicitar um diagnóstico a respeito da coloração do óleo.

 

5 reparos do veículo que vão lhe economizar dinheiro

 

Como escolher o óleo certo?

Mais uma vez quem manda aqui é o manual do veículo, afinal, quem melhor para saber qual o melhor óleo para o seu carro do que os próprios fabricantes?

Confira a indicação do óleo no manual antes da troca, pois no local em que você realizar a compra você pode acabar recebendo sugestões de optar por um óleo sintético, que é o tipo de óleo mais caro e com mais alta tecnologia. Porém, esse tipo de óleo não precisa ser a sua opção, ao menos que o seu manual indique.

 

Revisão do veículo: o que não pode faltar na sua?

 

Mesmo com a troca de óleo realizada, cheque seu nível de óleo pelo menos uma vez por mês. Assim como a calibragem dos pneus, esse é um cuidado responsável e simples que você pode fazer para preservar o seu veículo e rodar com segurança.

Não deixe ler nosso artigo sobre a Bateria do Carro com todas informações que você precisa antes de trocar a sua.

Curtiu este texto? Então deixe sua curtida em nossa página no Facebook e no Instagram para receber mais novidades do nosso blog!