Pneu Best

Por que evitar buracos e os riscos que eles trazem para seu veículo.

Dicas Atualizado em 27/09/2018 às 15:17

Muitas vezes desviar de buracos representa um risco não só para o condutor mas também para terceiros, mas é uma prática que pode evitar diversos desgastes nos pneus e até  problemas mais sérios na suspensão do carro!

Quais os riscos que passar em buracos pode trazer?

  • Cambagem

A distribuição do peso sobre banda de rodagem do carro pode ser alterada ao passar por buracos devido ao impacto direto dos pneus com o solo. Por isso é necessário ser feito a cambagem para evitar maiores desgastes, redução da vida útil do pneu e mudanças na direção do veículo após eventuais impactos com buracos.

  • Suspensão

Quando estiver trafegando por vias com irregularidades, a atenção deve ser redobrada para evitar desgastes na suspensão, respeitando a velocidade permitida e as condições climáticas. Em dias de chuva a situação tende a piorar ainda mais devido às condições inadequadas de pavimentação em muitas vias no Brasil.

Dependendo da velocidade e do tamanho do buraco, uma colisão pode vir a quebrar a suspensão do seu veículo. Neste caso, além do perigo, o impacto é grande no bolso, pois a suspensão é uma das peças com maior custo de reparo..

  • Amortecedores

Dependendo do nível do impacto é possível que o amortecedor do carro também seja prejudicado, ocasionando um comprometimento com o alinhamento correto da suspensão.  

  • Rasgos e problemas com a roda

Após o impacto, é importante que sejam avaliados os possíveis danos externos causados aos pneus (rasgos, por exemplo), problemas nas rodas, tais como amassados  a fim de avaliar se ainda é possível trafegar de forma segura com o veículo.

Nestes casos, é importante que seja feita uma avaliação de alinhamento após o impacto e em casos mais sérios, acionar o seguro. Não esqueça de cobrar a prefeitura da sua cidade, caso as más condições das vias tenham causado danos ao seu veículo..

Você percebeu como as vias esburacadas podem ser prejudiciais não somente para seus pneus, mas para o seu veículo como um todo? Portanto, seja prudente e dirija com segurança.

Já conhece nosso Facebook? Não perca nenhuma novidade!