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Pneus com ou sem câmara de ar: conheça as vantagens e desvantagens de cada modelo

Dicas pneu com ou sem câmara de ar

Por mais experiente que seja, nenhum motorista está livre de cortar ou furar um pneu. Quem já passou por essa experiência certamente notou que, apesar da imagem de robustez transmitida pelas borrachas, os pneus são na verdade bastante frágeis.

Existem, no entanto, algumas tecnologias capazes de proteger o item, garantindo que ele não esvazie ou estrague com tanta facilidade.

Você sabe, por exemplo, se os pneus do seu veículo contam com câmara de ar e para que elas servem?

Siga na leitura e descubra mais sobre a função da câmara de ar e também se é melhor optar ou não pelo item.

Diferenças internas

Reconhecer um pneu com câmara de um que não conta com o item não é uma resposta que se descobre com um simples olhar.

Isso acontece porque as diferenças entre as duas opções tendem a ser apenas internas.

Se você já sabe ler as informações dos pneus do seu carro, é importante entender ainda que não é apenas o que está escrito que realmente diz tudo que você precisa saber.

Além do tamanho, modelos e especificações de cada fabricante, você precisa ainda tomar a decisão de optar por uma versão com ou sem câmara de ar.

É melhor escolher um pneu com ou sem câmara de ar?

Comece entendendo que o item que não possui câmara de ar não está totalmente desprotegido por dentro. 

Nos pneus sem o componente, também chamados de tubeless, a parte do pneu chamada de Liner, que tem a função impermeabilizar a estrutura da carcaça, exerce ainda o papel de reter o ar sob pressão, substituindo assim as câmaras de ar.

Assim, em caso de corte ou perfuração, a perda de pressão acontece mais lentamente. Outra vantagem dos pneus sem câmara, é a facilidade de montar e desmontar.

Para ter uma ideia mais palpável da praticidade e da segurança envolvida no processo de troca, basta visualizar que as válvulas de preenchimento, nesse caso, são fixadas no próprio aro. Isso evita, por exemplo, estouros e explosões.

Já no caso dos pneus com câmara de ar, também chamados de Tube Type, o Liner é feito com borracha macia para não estragar a câmara. Acontece que aqui, em caso de sinistro, o pneu vai esvaziar muito mais rápido.

Uma das grandes vantagens é que as câmaras de ar produzidas hoje são sintéticas, tornando-se mais eficientes em reter a pressão.

Outra vantagem que os pneus com câmera de ar guardam, quando comparados aos sem câmara, é o preço. 

Só que, apesar de serem mais baratos, o conjunto é mais pesado, pois inclui outros componentes como anéis de tranca e protetores.

Mais peso é sinônimo de maior consumo de combustível. Além disso, os pneus com câmara rodam sob maior temperatura e pressão, fatores que tendem a contribuir para a aceleração do desgaste do componente.

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo, ficou mais fácil tomar sua decisão?

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