Tem sentido o pedal do freio do seu veículo mais baixo do que de costume? Fique alerta, pois isso pode ser indicativo de problemas em alguns componentes internos do sistema!
Saiba tudo a respeito disso no tópico a seguir!
Freio baixo: conheça as causas mais comuns
Quando o pedal do freio parece mais baixo do que o normal, é um sinal claro de que algo está errado com o sistema. Aqui estão algumas das causas mais comuns:
1 – Tambores traseiros desgastados
Os tambores de freio são mecanismos internos de extrema importância para o desempenho eficiente do sistema de frenagem.
Com o passar do tempo, esses componentes sofrem desgaste devido ao atrito contínuo com as pastilhas de freio.
Quando os tambores estão significativamente desgastados, a área de contato com as pastilhas diminui, resultando em uma redução na eficácia da frenagem e dando origem à sensação comum de “freio baixo”.
2 – Pastilhas de freio gastas
As pastilhas de freio são responsáveis por gerar atrito com os discos ou tambores, o que resulta na redução da velocidade do veículo. Com o uso contínuo, as pastilhas se desgastam e requerem substituição.
Se estiverem excessivamente desgastadas, a capacidade de atrito para parar o veículo será diminuída, exigindo uma pressão mais forte no pedal de freio para que o sistema comece a dar resposta.
3 – Discos ou cilindro com defeito
Os discos de freio podem sofrer deformações ao decorrer do tempo. Da mesma forma que o cilindro mestre ou cilindros de roda podem estragar e ocasionar vazamentos ou apresentar falhas mecânicas.
Qualquer defeito nesses componentes pode resultar em uma sensação de pedal de freio baixo.
4 – Fluído de freio baixo ou “vencido”
Além de lubrificar todo o sistema, o fluído de freio é responsável por transmitir a pressão aplicada no pedal para as pastilhas ou sapatas.
Se o nível do fluído estiver baixo, vencido ou houver mais presença de ar, sua capacidade de transmitir essa pressão será comprometida.
Isso pode resultar em uma sensação de “moleza” no pedal do freio ou, em casos mais graves, em freio baixo.
Em resumo, essas são as causas mais comuns desse problema. De qualquer forma, para dissipar qualquer dúvida, é recomendável levar o seu veículo a uma oficina de confiança para investigar a origem e resolver a questão o mais rápido possível.
Mudando de assunto, como estão os pneus do seu carro? Estão em bom estado ou muito desgastados?
Se eles se enquadrarem na segunda opção, saiba que na Pneubest você encontra as melhores marcas de pneus pelos preços mais atrativos da internet.
Se deseja economizar na próxima troca, não perca a oportunidade de visitar nossa loja online e conferir algumas ofertas!