Pneu Best

Quando trocar o Fluido de Freio do carro?

Dicas fluido de freio

Freios são coisa que não se brinca! Contudo, muitos motoristas acabam se esquecendo de um elemento muito importante para o funcionamento do sistema de frenagem: o fluido de freio.

Vamos falar um pouco mais sobre o assunto e te explicar a hora certa para trocar o seu fluido de freio. Confira!

O que é o fluido de freio?

Ele é um líquido especial responsável por lubrificar o sistema de frenagem e transferir a pressão que fazemos ao pisar no pedal diretamente para os freios.

Utilizado em todos os sistemas hidráulicos, desde carros até aviões, o fluido de freio é essencial para o funcionamento perfeito de todos os componentes de frenagem, como discos, pastilhas e tambores.

Ao contrário dos demais líquidos, o fluido de freio não diminui, a menos que ocorra um vazamento. Porém, com o tempo, ele se transforma em água, devido à absorção da umidade do ar. Por isso ele precisa ser trocado.

 

Falha nos freios? Saiba o que fazer para evitar acidentes.

 

 

Quando trocar o fluido de freio? 

O indicado é que o fluido de freio seja trocado a cada 20 mil quilômetros ou a cada 2 anos. Porém, existem ocorrências de problemas que podem exigir a redução desse tempo, como o vazamento ou a contaminação de água no fluido. Portanto, revise o fluido pelo menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

Em alguns veículos, a troca do fluido de freio pode ser indicada por uma luz de atenção, por isso é importante ficar atento às luzes do painel do veículo.

Mas como senso comum, você pode saber a hora de trocar o fluido de duas maneiras: primeiro, quando você precisa acionar o pedal com mais força para realizar a frenagem; segundo, quando o tempo de resposta dos freios aumenta.

 

Troca de Óleo: Tudo que você precisa saber.

 

 

Qual fluido de freio é ideal para o meu veículo?

fluido de freio

Basicamente, existem 3 tipos de fluido de freio disponíveis no mercado. Identificados pela sigla DOT, cada tipo apresenta suas características, que se diferenciam principalmente pela compressibilidade e pelo ponto de ebulição.

DOT 3

Desenvolvido para sistemas hidráulicos de frenagem de uso moderado, esse tipo é o mais econômico de todos.

DOT 4

Desenvolvido para sistemas hidráulicos de veículos leves e pesados, esse fluido é o mais utilizado pelas montadoras.

DOT 5

Desenvolvido para veículos de alta performance, esse tipo de fluido é apropriado para carros que trabalham em situações de alta temperatura, como competições, por exemplo.

 

Dicas gerais para troca do Fluido de Freios

  • Não complete o fluido de freio no reservatório, a menos que ocorra um vazamento;
  • Se desejar, substitua o tipo DOT3 pelo DOT4 ou o DOT4 pelo DOT5, mas nunca faça o processo inverso;
  • Opte pelas melhores marcas de fluido de freio: Castrol, Bosch e ATE.

Para garantir uma melhor opinião sobre a situação do fluido de freio, procure o seu mecânico de confiança e aproveite para solicitar uma revisão completa do veículo

E quando se trata de garantir a melhor resposta de frenagem, não esqueça que os pneus têm um papel essencial no desempenho dos freios. 

Portanto, não esqueça da Pneu Best quando precisar de pneus novos, temos os melhores preços do Brasil!