Talvez, você tenha ouvido algum mecânico falar em freio motor e logo em seguida ficou curioso para encontrar o dito item em seu carro.
O que você não sabia é que este dispositivo faz parte do sistema interno do veículo. Mesmo assim, é extremamente aconselhável saber como este equipamento funciona.
Isso porque ele tende a ser muito útil aos motoristas que sabem como usá-lo. Por acaso você também quer saber?
Então sugerimos que fique por aqui mesmo, pois neste texto a PneuBest mostrará como utilizar este recurso, além de outras informações relevantes.
Curtiu a ideia? Então acompanhe o restante da leitura!
O que é freio motor e como usá-lo?
O freio motor funciona como um mecanismo de auxílio à frenagens mais longas, principalmente em trechos íngremes.
Sabe quando você retira o pé do acelerador? Então, é exatamente neste momento que o sistema de freio motor é acionado.
Quando você faz esse movimento, o veículo acaba reduzindo a velocidade por conta própria, usando a atividade do motor para segurar o veículo, dessa forma, diminuindo o desgaste de todos os componentes do freio.
Inclusive, uma dúvida muito frequente com este sistema está relacionada a periodicidade da troca de fluído dos freios. Saiba quando fazer a substituição aqui!
Além disso, é ainda mais aconselhável usar este recurso em descidas muito íngremes, as quais exigem um maior uso dos freios.
Para isso, basta colocar a mesma marcha que você usaria para subir determinado trecho. Por exemplo, se você usaria a segunda para fazer a subida, engate a mesma marcha para descer e solte o pé do acelerador.
Você irá perceber que o veículo terá um certo limite de velocidade. É o freio motor se responsabilizando pelo controle da mesma, como se estivesse segurando o seu carro.
Quais as vantagens de utilizar este recurso?
Além do menor desgaste no sistema de freio, a utilização correta do freio motor traz grandes vantagens para o automóvel e para o motorista.
Primeiro, você terá maior controle e capacidade de frenagem, o que resulta em mais segurança na condução do veículo.
Outro resultado relevante é que você gastará menos combustível, justamente por não pisar de forma constante no acelerador.
Com isso, você também deixará de efetuar trocas de marchas frequentes, o que gera um menor desgaste da caixa de câmbio e da embreagem.
Ah, e fique tranquilo. Usar o freio motor não irá desgastar os componentes do motor, pelo menos, não em giros mais baixos.
Basta não abusar do sistema e efetuar a troca de marcha no momento correto. Dessa forma, é possível até que o desgaste no motor ao longo do tempo seja menor.
Dicas para não prejudicar o sistema
Para que o freio motor execute bem o seu papel você deve se atentar às condições dos seguintes itens:
- Água e óleo em dia: problemas de superaquecimento afetam demais o freio motor. Por isso, verifique constantemente o nível de ambos os itens.
- Pastilhas de freio: é importante checar as condições das pastilhas e do disco dos freios de forma periódica, pois estes são os itens responsáveis por garantir eficiência na frenagem. Ah, e não esquece da embreagem.
- Pneus conservados e bem calibrados: é preciso que os pneus estejam devidamente calibrados e em bom estado de conservação para que o freio motor funcione com mais eficiência, uma vez que pneus carecas prejudicam a estabilidade e aderência do carro.
Inclusive, caso esteja na hora de efetuar a troca dos pneus do seu veículo, que tal conhecer a loja online da PneuBest?
Há 18 anos no mercado, somos um dos maiores e-commerces de pneus do Brasil, reconhecidos pela qualidade dos produtos, condições de pagamento e é claro, pela excelência em atendimento.
Aqui, a satisfação com a compra dos seus pneus novos é garantida!
Confira o nosso Site agora mesmo!