Ver o pneu gastando por fora pode causar certo espanto no condutor, principalmente quando a troca de pneus foi realizada há pouco tempo.
Por acaso, você está passando por este problema?
Então acompanhe a PneuBest neste texto, pois nele iremos revelar as possíveis causas deste fenômeno.
Pneu gastando por fora: motivos mais comuns
Cambagem
A cambagem nada mais é do que o ajuste da inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical. Vale observar que cada carro possui um ângulo específico, o qual é estipulado pela fabricante.
O seu objetivo é auxiliar na estabilidade do veículo, além de diminuir o nível de vibração das rodas e do volante.
É muito difícil que esse ângulo se altere. No entanto, pancadas fortes na lateral ou passagem por buracos grandes podem modificar a configuração original.
Caso isso aconteça, esse desajuste irá prejudicar a aerodinâmica do veículo e seus componentes, principalmente os pneus.
Se você notar o pneu gastando por fora, exatamente do lado onde ocorreu a batida (ou passagem por um buraco) é bem provável que este seja o problema.
Alinhamento ou balanceamento
O alinhamento tem como finalidade ajustar o ângulo das rodas do carro, de forma que elas fiquem retas em relação ao solo e alinhadas entre si (horizontalmente).
Dessa forma, fica até um pouco óbvio perceber o motivo de um pneu estar gastando por fora, caso a roda esteja desalinhada.
Se a roda estiver em um nível mais baixo que as demais, o pneu será muito mais pressionado ao solo e por consequência, irá desgastar mais rapidamente.
Claro, não é a olho nú que você chegará nessa conclusão. Além deste, existem outros sinais que evidenciam a falta de alinhamento.
Confira este outro texto sobre alinhamento, para descobrir quais são eles.
Já o balanceamento tem mais a ver com o equilíbrio das rodas. Caso não estejam devidamente equilibradas, elas acabarão prejudicando a estabilidade e a vida útil dos pneus.
Um dos principais sinais de desequilíbrio é quando o carro começa a puxar fortemente para um lado, no momento em que você tira as mãos do volante.
Caso isso aconteça no seu veículo, pode ser que a falta de balanceamento seja o problema.
Saiba como funciona o balanceamento aqui!
Calibragem
Nem sempre um pneu gastando por fora tem a ver com problemas técnicos no veículo. Às vezes, é simplesmente a sua calibragem.
Muitas pessoas não têm o costume de calibrar os pneus regularmente. O que elas não sabem é que rodar com os pneus murchos podem trazer alguns problemas.
Além de deixar a movimentação das rodas um pouco mais pesada, forçá-los a rodar com uma pressão mais baixa faz com que eles gastem com mais facilidade.
Principalmente ao fazer curvas em alta velocidade, passar por trechos “off road” ou esburacados, entre outras situações. Ah, e o mesmo vale para pneus com excesso de ar.
Por isso, verifique constantemente o nível de calibragem dos pneus do seu veículo, pois isso interfere e muito na vida útil dos mesmos.
Caso não seja este o seu problema, recomendamos que faça uma revisão completa no veículo para checar o alinhamento e os outros aspectos vistos anteriormente.
Por fim, vale ressaltar que se os problemas não forem corrigidos, todos os pneus que você colocar no seu veículo terão a durabilidade reduzida drasticamente.
Sendo assim, é bom que você busque corrigi-los o mais breve possível.
Ah, e quando chegar a hora de fazer a troca dos pneus, seria uma boa ideia dar uma conferida em nosso Site.
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