Pneu Best

Tudo que você precisa saber sobre a calibragem dos pneus do caminhão

Dicas Calibragem dos pneus do caminhão

Você já sabe que a calibragem dos pneus é um assunto que deve ser levado muito a sério por todos os motoristas.

Além de contribuir para a durabilidade do item e ajudar a diminuir os gastos com combustível, este também é um fator essencial para garantir a segurança de quem roda com você.

Para veículos de passeio, a verificação e colocação das libras indicadas pelo fabricante uma vez por semana ou a cada 15 dias é suficiente.

Mas, você já parou para pensar se essa frequência é diferente para os veículos que passam grande parte do tempo na estrada?

Embarque com a gente para descobrir a frequência ideal que a pressão do pneu deve ser ajustada nos pneus do caminhão.

A calibragem dos pneus do caminhão

De acordo com números da ANTT, o total de caminhões registrados no Brasil é de 2.209.440

Sim, os números comprovam que eles estão entre os veículos mais numerosos circulando por nossas estradas. 

E não tem como pensar na quantidade de caminhões que temos rodando pelo Brasil afora sem lembrar dos pneus.

Capacidade para suportar o peso do próprio veículo mais a carga. Quando o assunto é caminhão, considerar essas duas variáveis é extremamente importante. 

Isso se deve ao fato de os veículos terem necessidades diferentes quanto à quantidade de ar a ser inserida no pneu se estão cheios ou vazios.

Por passarem longas horas na estrada, sob as condições mais adversas, 15 dias pode ser um tempo muito longo para a calibragem.

É por isso que, antes de colocar o pé na estrada para uma longa viagem, o indicado é aproveitar que vai encher o tanque e também calibrar os pneus. 

Uma calibragem dos pneus também será bem-vinda quando você chegar ao destino!

Outros pontos de atenção

A chegada e a partida podem até ser boas referências, mas no caso dos caminhões, a atenção do motorista a todos os detalhes fala muito mais alto do que qualquer frequência determinada. É por isso que você nunca deve ignorar sinais como:

  • Esvaziamentos
  • Vazamentos de ar
  • Bolhas
  • Rachaduras

No entanto, se quiser se guiar por números, uma boa referência é a quilometragem percorrida: faça a calibragem dos pneus a cada 500km.

Regras da calibragem

As boas práticas da calibragem de pneus valem para todos os veículos. A primeira (e talvez a principal) delas é que o ajuste de pressão deve ser feito com os pneus ainda frios.

Isso significa dizer que, a partir do momento que colocou o bruto em movimento, você deve encontrar o posto mais próximo para fazer a calibragem.

Depois de 4 horas parado, os pneus voltam a temperatura padrão recomendada para a calibragem, que é de 21° C.

Outra regra de ouro é não ignorar a calibragem do estepe. Importante lembrar que a pressão ideal dele é de duas libras a mais do que o recomendado para os demais pneus, já que ele ficará armazenado no compartimento e pode esvaziar sem que você note.

Como existem diferenças de pressão recomendadas por cada fabricante, o ideal é utilizar a mesma marca de pneu em todas as rodas, inclusive no reserva, isso ajudará a evitar problemas de estabilidade ao dirigir o veículo.

Agora que já encontrou todas as respostas sobre a frequência ideal para a calibragem dos pneus do seu caminhão, que tal passar na nossa loja online para conferir todas as possibilidades que esperam por você quando chegar a hora da troca?