Pneus novos: aprenda a interpretar as informações da etiqueta do Inmetro
Pneus novos: aprenda a interpretar as informações da etiqueta do Inmetro

Que os pneus trazem informações valiosas escritas a gente já te contou! Data de fabricação, tipo de construção, índice de carga e velocidade são algumas delas.

Isso sem falar nos sinais visíveis de desgaste, que, para a segurança de todos, nunca devem ser ignorados.

Mas, para além da aparência e dos números e letras impressos no item, existem outras informações que acompanham os pneus novos. Você já parou para pensar que é igualmente importante saber o que elas significam?

Então vem com a gente aprender a interpretar as informações da etiqueta do Inmetro e descobrir o que elas dizem sobre a performance dos pneus novos que você está planejando comprar!

A etiqueta do Inmetro nos pneus novos

Desde abril de 2018 é obrigatório que os pneus novos radiais de passeio e de veículos comerciais, importados e nacionais venham acompanhados das etiquetas do Inmetro.

O órgão federal responsável por informar à sociedade sobre os detalhes referentes aos mais diversos produtos disponíveis no mercado, no entanto, existe desde 1973.

É por isso que faz muito mais tempo que você vê etiquetas quando compra um item novo,  como uma geladeira ou uma máquina de lavar roupas. 

No entanto, o atestado de que o produto foi fabricado seguindo os requisitos estabelecidos por uma norma ou regulamento técnico também é importante para os pneus.

Afinal, ter uma certeza a mais para tomar a decisão de escolher o modelo que melhor responde às suas necessidades não é pouca coisa! 

Aprenda a decifrar as informações do selo do Inmetro

Performance em pisos molhados, consumo de combustível e ruído. Esses são os critérios testados pelo Inmetro para atribuir notas aos pneus radiais.

Revertidos em letras, cada item conta com uma classificação geral, que vai do A ao G.

Pode anotar: A letra “A” sempre representa as melhores notas, quanto mais se aproxima do “G”, no entanto, mais elas vão caindo. Para cada um dos critérios, no entanto, há uma classificação específica. 

Ruído externo

O resultado do ruído externo não vem em letras, mas em números. Eles traduzem o nível do ruído produzido pelos pneus em decibéis (dB)

Aqui o limite máximo para pneus de veículos de passeio é 75 dB. Esse valor muda para pneus de veículos comerciais leves (77 dB) e também entre os pneus de caminhões e ônibus (78 dB).

É importante você entender que os decibéis são a representação do ruído sonoro em ondas. 

Sendo assim, se não gosta de pneus barulhentos, precisa buscar por números menores do que os máximos determinados para cada modelo

Um pneu de carro com o número 68 dB estampado na etiqueta do Inmetro, por exemplo, será muito mais silencioso do que um que vem com o número 75 dB.

Resistência ao rolamento

A resistência ao rolamento é o critério que representa a eficiência energética dos pneus. Neste quesito, o Inmetro testa a energia absorvida pelos itens quando eles estão rodando. 

Quanto menor for a resistência ao rodar, menor será o consumo de combustível. Nesse cálculo também entra a menor emissão de CO2, o que significa menos impacto ao meio ambiente.

Na etiqueta, os pneus são classificados em seis níveis, sendo A o mais eficiente e F o menos eficiente.

Aderência em pista molhada

Do A, que representa o melhor desempenho, ao E, que indica o pior desempenho: esse é o critério que indica a eficiência do pneu em pistas molhadas.

Para determinar a classificação, o Inmetro testa aqui a distância que o veículo percorre após a frenagem quando a pista está molhada.

Importante lembrar que quanto maior a aderência dos pneus aos pisos molhados (classificações mais próximas da letra A, portanto) melhor será a dirigibilidade em retas e a estabilidade nas curvas.

Gostou de entender o significado das letras nos pneus novos? Então aproveite para salvar o infográfico que preparamos e consultar essas informações na próxima compra que você vai fazer na loja online da PneuBest!

Compartilhe esse post