Pneus para veículos off-road: 5 coisas que você deve considerar na escolha
Pneus para veículos off-road: 5 coisas que você deve considerar na escolha

Não há nada como acelerar um veículo off-road e sentir a fúria do motor, não é mesmo? Pois é!

No entanto, para usufruir de uma condução agradável e segura, itens importantes devem ser escolhidos a dedo: os pneus!

Neste breve conteúdo, a Pneubest irá listar 5 importantes considerações a serem feitas ao selecionar pneus para veículos off-road.

Achou a ideia útil? Então vem conferir nossas dicas!

5 considerações importantes ao escolher pneus para veículos off-road

1 – Medidas do veículo

O primeiro passo para selecionar pneus para veículos off-road é o mesmo de sempre: se orientar conforme as medidas originais dos pneus do veículo.

É interessante escolher pneus de aro, assim como índice de carga e velocidade em conformidade com as determinações da fabricante.

Embora a margem de personalização nesse tipo de veículo seja um pouco maior, seguir tal orientação é mais confiável.

Também é recomendado conferir a etiqueta Inmetro, para escolher pneus conforme as suas preferências de aderência, economia de combustível e nível de ruído.

Agora, se quiser ficar realmente “craque” em conferir medidas e outras informações dos pneus, sugerimos fortemente que acesse o conteúdo abaixo.

Como ler os pneus? Aprenda agora mesmo!

2 – Tipo de terreno e condução

Outra importante orientação a ser seguida para escolher pneus para veículos off-road, é selecionar produtos que se apliquem ao tipo de terreno e condução que o motorista enfrenta no dia a dia.

Embora pneus para todo terreno (AT) sejam as escolhas que mais se adequam à maioria das necessidades, é possível escolher pneus especialmente para lama, estradas rochosas e outras condições específicas.

3 – Resistência e durabilidade

A resistência e durabilidade dos pneus são fatores essenciais, especialmente em condições off-road. 

Pneus projetados para veículos dessa classe, geralmente, são construídos com compostos de borracha mais resistentes, capazes de lidar com impactos, perfurações e cortes que podem ocorrer em terrenos irregulares.

A dica é procurar por pneus de estrutura robusta, com reforços internos para aumentar a resistência à tração e melhorar a capacidade de carga. 

4 – Design e estilo da banda de rodagem

O design da banda de rodagem é um aspecto crucial na escolha dos pneus para veículos off-road. 

Os sulcos e blocos influenciam na tração e desempenho em diferentes terrenos. Nesse sentido, pneus borrachudos possuem esses detalhes bem mais trabalhados.

No que se refere à performance, sulcos mais profundos proporcionam maior capacidade de expelir lama, areia e outros detritos, mantendo a aderência do pneu. 

Blocos grandes e espaçados podem aumentar a tração em superfícies irregulares, enquanto sulcos menores e mais próximos podem oferecer uma condução mais suave em estradas pavimentadas.

5 – Marcas e avaliações de usuários

Após avaliar todas as questões anteriores, chegou a hora de você ir para o que realmente interessa: a escolha da marca e modelo de pneu para o seu veículo off-road.

Nesse momento, é imprescindível que você procure por marcas bem avaliadas no geral. 

Procure por vídeos review no YouTube, confira análises em sites, enfim, passe o tempo que for preciso buscando por pneus que realmente entreguem a qualidade que você precisa.

A título de exemplo, existem algumas marcas que fazem um sucesso tremendo aqui na Pneubest, considerando a classe de veículos off-road.

Xbri, Linglong, Aptany, Sunset, Goodride, enfim, são mais do que a gente pode contar.

Se liga só em algumas avaliações na marca Xbri (modelo Forza AT2), por exemplo.

avaliações em pneus off-road da marca Xbri

Está aí uma excelente opção, não é mesmo?

Caso tenha curiosidade em conferir outras marcas e modelos, acesse  o site da Pneubest e navegue à vontade!

Compartilhe esse post