Volante vibrando: qual pode ser a causa?
Volante vibrando: qual pode ser a causa?

Você tem sentido o volante do seu veículo vibrar enquanto dirige, principalmente em velocidades mais altas? Fique alerta!

Esse é um problema que pode ter diversas origens, sendo algumas mais comuns que outras.

E é exatamente essas que vamos abordar neste conteúdo! Conheça a seguir os motivos mais frequentes para a vibração no volante!

Volante vibrando: as causas mais comuns disso acontecer

Quando o volante começa a vibrar de forma anormal, várias questões mecânicas podem estar contribuindo para essa sensação incômoda. 

Abaixo, destacamos as três causas mais comuns.

1 – Balanceamento

O desequilíbrio nos pneus é uma das principais razões para o volante vibrar durante a condução do veículo. 

Quando um ou mais pneus estão desbalanceados, isso pode resultar em vibrações perceptíveis na direção. O desgaste irregular dos pneus ou a perda de pesos de balanceamento ao longo do tempo podem desencadear esse problema. 

Um balanceamento inadequado pode ser corrigido facilmente em uma oficina mecânica, onde os profissionais irão ajustar o equilíbrio dos pneus para eliminar as vibrações.

2 – Problemas na suspensão

Outra causa comum de vibração no volante são os problemas na suspensão do veículo. 

Componentes desgastados, como amortecedores, molas ou buchas, podem levar a uma distribuição irregular do peso do carro, resultando em vibrações transmitidas para a direção. 

Além disso, uma suspensão desalinhada ou danificada pode causar vibrações perceptíveis ao dirigir em determinadas velocidades ou em superfícies irregulares. Uma inspeção completa da suspensão pelo mecânico pode identificar e corrigir esses problemas.

3 – Pneus instalados incorretamente 

Às vezes, a instalação inadequada dos pneus nas rodas pode ser a razão por trás das vibrações no volante. 

Isso pode incluir pneus montados incorretamente ou com pressão inadequada. Um pneu mal montado pode criar uma distribuição desigual do peso, resultando em vibrações perceptíveis durante a condução. 

Além disso, a pressão dos pneus desigual entre os pneus dianteiros e traseiros pode levar a uma direção instável e vibrações no volante. 

Certifique-se de que os pneus estejam montados corretamente e de que a pressão de cada um deles esteja equivalente.

Falando em pneus, sabia que na Pneubest você encontra preços incríveis nas melhores marcas? É isso mesmo!

Pode ser uma ideia interessante visitar nossa loja online, caso os pneus do seu carro já estejam muito desgastados. Faça isso agora clicando no link abaixo!

Acessar loja online da Pneubest!

Compartilhe esse post