Descarte de pneus: você sabe qual é a forma correta de fazer?
Descarte de pneus: você sabe qual é a forma correta de fazer?

5 a 6 anos de vida, contados a partir da data de fabricação. Provavelmente você já saiba que esse é o tempo de vida útil tanto dos pneus quanto dos estepes temporários.

Mas e quando essa idade e os desgastes chegam, você sabe qual é a forma correta de fazer o descarte de pneus? De quem é a responsabilidade? Pneus podem ser reciclados? Quais novos usos podem ser dados a eles?

Para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo. Siga com a leitura e descubra respostas importantes sobre o descarte de pneus.

Os perigos de não dar um destino correto aos pneus

Além dos números da pandemia do novo coronavírus, outra estatística que aumenta e preocupa nessa época do ano é a dos casos de dengue.

E já que estamos falando em dengue, você já parou para analisar que os pneus geralmente aparecem nas campanhas para conscientização contra a proliferação do mosquito?

As imagens deles não são utilizadas à toa, já que pneus espalhados no meio ambiente acumulam água e tornam-se o local perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti.

Esse é só um exemplo dos problemas de saúde pública que o descarte de pneus pode causar. 

Também cabe lembrar que pneus dispostos inadequadamente resultam ainda em sérios riscos ao meio ambiente, podendo provocar o entupimento de redes de esgoto e poluição dos rios.

A questão fica ainda mais séria quando paramos para pensar que, na natureza, um pneu leva até 600 anos para se decompor

Descarte de pneus e os benefícios para o meio ambiente

É impossível pensar na mobilidade dos veículos e não associá-la aos pneus. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe, é que quando a vida útil do item acaba, e ele passa a ser chamado de inservível, tem ainda plenas condições de continuar seguindo caminhos importantes.

Alternativas para o reaproveitamento dos pneus não faltam. Nelas cabem desde opções mais simples, como transformá-los em matéria-prima para objetos decorativos, voltar a rodar como um pneu recauchutado ou recapado e até mesmo ganhar novos e amplos usos.

Novos usos para os pneus

Continuar na estrada, só que de uma forma diferente. Esse é um dos caminhos possíveis para pneus que não têm condições de voltar à circulação.

Depois do descarte correto, esses itens podem justamente ser transformados em pó para a fabricação de asfalto borracha.

Usar a borracha dos pneus na formulação do asfalto, inclusive, ajuda a fazer com que a pavimentação dure mais.

Outras possibilidades para os pneus inservíveis é transformá-los em gramado sintético, tapetes, combustível para a indústria cimenteira, pisos para quadras poliesportivas e industriais, materiais de vedação, dutos pluviais. Até mesmo compor solados de sapato é um uso que pode ser dado aos pneus.

Como garantir que os pneus inservíveis tenham novos usos?

Ciente da sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, a PneuBest é uma empresa que adota a logística reversa, contribuindo para o descarte correto dos pneus.

Em parceria com a Ecotires, todos os pneus inservíveis comercializados por nossa loja online são coletados e destinados à reciclagem.

Como consumidor, você também ajudar o meio ambiente no momento de descartar os pneus.

Confira as orientações da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) para fazer o descarte de pneus de forma correta:

1.  Caso você tenha um pneu em casa e não sabe o que fazer para descartá-lo, basta tomar uma atitude simples: vá a qualquer revendedor da marca do seu pneu inservível e entregue o pneu lá. Eles vão recebê-lo e destiná-lo adequadamente.

2.  Outra opção é encaminhar o pneu a um dos 1000 pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Acesse o site da entidade (www.reciclanip.org.br), cheque o ponto de coleta mais próximo à sua residência e agende um horário para a entrega do pneu inservível gratuitamente.

3.  Para quem mora em municípios longínquos, distantes dos pontos de coleta, basta entrar em contato com a Prefeitura e procurar por pontos de coleta voluntários, nos quais poderá deixar o seu pneu sem serventia.

Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas com relação ao descarte de pneus? Se alguma questão ficou para trás, não deixe de comentar!

Compartilhe esse post