Dirigindo na chuva com segurança: confira nossas dicas!
Dirigindo na chuva com segurança:  confira nossas dicas!

Você está dirigindo tranquilamente quando, de repente, começa a chover: a visibilidade e a aderência na pista diminuem drasticamente e a ansiedade começa a tomar conta. Quem nunca se viu nessa situação?

E não é por menos: segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes aumenta cerca de 30% em dias chuvosos.

Mas não se desespere, se você tomar alguns cuidados básicos, a sua segurança e a de seus passageiros estarão garantidas. Quando estiver dirigindo na chuva novamente, lembre-se das nossas dicas:

Planeje-se para ficar mais tempo na estrada

Velocidade e água não combinam: se você tem um horário estipulado para chegar no seu destino, sair um pouco mais cedo é uma ótima solução.

Não veja isso pelo lado ruim! De qualquer forma, o tráfego na estrada tende a ficar mais lento e a paciência é a melhor amiga de quem está dirigindo na chuva.

Seja mais cuidadoso com o freio

Mesmo com um excelente sistema de freios, a resposta de frenagem diminui bastante em condições de pista molhada devido à redução da aderência dos pneus.

Para garantir a sua segurança, mantenha-se a uma distância maior dos carros na via. Isso permitirá que você tenha mais tempo de ação em caso de situações de emergência.

Outra dica valiosa: nunca freie em poças de água. Por mais que você sinta que o carro está perdendo o controle, mantenha a calma.

A frenagem brusca pode ocasionar o travamento das rodas e fazer com que o carro deslize na pista.

Para retomar o controle de condução do veículo, tire o pé do acelerador e, lentamente, comece a virar o volante para a esquerda e direita.

Por falar nisso, dias de chuva também potencializam os riscos de aquaplanagem!

Temos um vídeo sobre esse assunto, dê o play e confira:

 

Duas mãos no volante

Independente da situação, todos os motoristas devem permanecer com as duas mão no volante.

Esqueça o seu smartphone, o som e os petiscos, seja qual for o motivo, essa prática é ilegal, passível de multa gravíssima, e pode ocasionar a perda do controle do veículo na estrada.

Principalmente se estiver dirigindo na chuva, mantenha-se com as duas mãos firmes no volante.

Revise os itens essenciais para dirigir na chuva

Algumas peças do veículo são imprescindíveis em dias chuvosos, portanto, vale a pena dar uma conferida para evitar ser pego de surpresa:

Limpador de para-brisas

Sempre se atente às condições de seu limpador e verifique se o item está proporcionando a limpeza adequada do vidro, afinal, são eles garantem a visibilidade de quem está dirigindo na chuva.

Para verificar o estado das palhetas basta acionar o esguicho do limpador e conferir se a imagem fica nítida através do vidro depois da varredura.

Aliás, por falar em vidros, eles devem estar sempre limpos para auxiliar na visibilidade.

Se o pára-brisa embaçar durante a chuva, a solução é ligar o ar-condicionado, o ar quente ou passar uma flanela na parte interna dos vidros.

Lanternas

Dias de chuva são naturalmente mais escuros, requerendo que os faróis estejam em boas condições para proporcionar o máximo de visibilidade na pista.

Verifique regularmente suas lanternas e as luzes de sinalização para evitar transtornos.

Pneus

Os pneus são, sem dúvida, um dos itens mais importantes para a segurança na estrada, principalmente para quem está dirigindo na chuva.

Antes de suas viagens, confira a profundidade dos sulcos dos pneus para garantir uma boa aderência na pista.

Lembre-se que o estado de conservação deles é essencial para manter a estabilidade do carro na estrada.

Freios

Assim como os pneus, os freios também precisam estar em ótimas condições para se pegar a estrada.

Confira periodicamente o fluido de freio e a situação dos componentes do sistema de frenagem (discos, cilindros e outros).

Sistema de circulação de ar

Para impedir que os vidros embacem em pleno dia de chuva, um bom cuidado com o sistema de ventilação do veículo é muito importante.

Mesmo que seu carro não possua ar-condicionado, realize a manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação.

Curtiu nossas dicas? Então curta também as nossas páginas no Facebook e no Instagram para estar sempre por dentro das novidades da PneuBest!

Compartilhe esse post