Pegar a estrada, sem ficar na estrada. Se isso é tudo o que você deseja para a viagem de férias da sua família, uma revisão geral de itens como suspensão, sistema elétrico, fluidos e freios é fundamental.
E é claro que nesse cronograma, também não pode faltar um olhar atento para o único item que entra em contato direto com a estrada.
Sim, os pneus precisam de muito mais do que calibragem para levar sua família em segurança e com tranquilidade até o destino final!
Acredite: tudo o que você não precisa neste momento é de um (ou mais) pneu careca! Preparamos esse artigo para explicar quais são os riscos de um item nessa situação e porque ele não deve embarcar na sua viagem de férias.
Pneu careca: como identificar?
Não apenas na rodovia, um pneu careca rodando por aí é sempre um perigo. O item ganha essa classificação quando os sulcos da banda de rodagem perdem a profundidade.
É importante saber que a função dos sulcos é decisiva para garantir dirigibilidade em condições de chuva ou sobre piso molhado. Isso porque, são esses frisos que drenam a água.
Sem a drenagem correta, não há estabilidade e o risco de fenômenos, como a aquaplanagem, se torna realmente muito grande.
Aliás, o perigo de rodar com pneus carecas é tão grande que a legislação prevê aplicação de multa (e não apenas nas rodovias).
O caminho de um pneu careca é realmente sem volta. Você não precisa nem esperar o desgaste ser total para fazer a substituição.
Esteja sempre de olho no dispositivo no TWI, ou “indicador de desgaste dos sulcos”, na sigla em inglês. Ele fica no próprio pneu e mostra quando os frisos estão exageradamente rasos.
Conforme a legislação, a medida do TWI não pode ser menor ou igual a 1,6 milímetro.
Mais 5 riscos para a lista
Perda de tração e estabilidade, favorecendo a aquaplanagem, é uma razão bem perigosa, mas ela não é a única situação a que um pneu careca está exposto.
Existem outros 5 riscos para engrandecer a lista dos perigos de trafegar com pneus carecas, que você precisa conhecer:
- Compromete a frenagem
- Risco de estourar
- Capotamento
- Atolamento
- Mais consumo de combustível
1 – Compromete a frenagem
A perda de aderência ao solo, também compromete o tempo de resposta na hora da frenagem.
O desgaste reduz o atrito e assim o veículo percorre uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.
Caso seja necessário frear rapidamente, os pneus não responderão com precisão e o risco de acidente é ampliado.
Esse risco, aliás, é muito grande no trânsito urbano, já que frenagens de emergência são mais comuns do que se imagina.
2 – Risco de estourar
Pneus carecas também são perigosos trafegando em pistas secas. Lisos, eles têm muito mais chances de estarem com a pressão mais baixa do que deveriam e, pressão insuficiente, é o ingrediente perfeito para levar ao estouro do pneu.
Além disso, um pneu murcho é sinônimo de aumento da área de contato com o solo, isso torna o item muito mais sensível a danos na lateral por impacto, como queda em buracos e choques contra o meio fio, por exemplo.
3 – Capotamento
Se o pneu estourar e o veículo estiver em alta velocidade, as condições perfeitas para o capotamento também estarão estabelecidas.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) os capotamentos estão entre as causas mais frequentes dos acidentes de trânsito nas estradas federais brasileiras.
4 – Atolamento
O risco de levar os pneus carecas para áreas com barro ou areia potencializam as chances de não sair mais de lá!
É que os riscos de atolamento também são potencializados para pneus nessa situação.
5 – Mais consumo de combustível
Que a conta para a segurança não é nada vantajosa você já comprovou. Resta analisar a situação de um pneu careca sob a ótica financeira para comprovar que adiar a decisão da troca realmente não vale a pena.
Quando carecas, os pneus perdem ar mais rapidamente e, em consequência disso, o consumo de combustível aumenta.
Vale lembrar que os prejuízos não acabam no posto de gasolina porque você está sujeito a uma multa no valor de R$ 195,23, mais 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Depois de conhecer todas as razões para não levar essa preocupação para a viagem, invista na melhor troca de pneus: escolha ter férias Best, com a PneuBest!