Colocar pneu maior no carro: afinal, pode ou não?
Colocar pneu maior no carro: afinal, pode ou não?

Vem pensando em colocar um pneu maior no seu veículo? Então, você chegou ao melhor lugar possível!

Neste conteúdo, abordaremos tudo a respeito deste tema, mencionando desde a possibilidade de realizar essa substituição até as principais consequências dessa troca.

Portanto, se você deseja esclarecer todas as suas dúvidas, leia este artigo do início ao fim!

Pode colocar pneu maior no carro?

Ao considerar a possibilidade de colocar pneus maiores no veículo, muitos motoristas se questionam sobre as vantagens e desvantagens dessa escolha. 

A resposta inicial é sim, é possível colocar pneus com um perfil um pouco maior, seja na  largura ou altura. 

Essa modificação pode proporcionar uma sensação de pilotagem mais confortável e estilizada. 

No entanto, é crucial compreender que essa decisão traz consigo uma série de desvantagens significativas, as quais iremos dissertar com mais detalhes a seguir.

Desvantagens dessa escolha

Maior instabilidade:

Pneus maiores, principalmente em termos de altura, podem levar a uma sensação de maior instabilidade, especialmente em curvas. Isso ocorre devido a mudanças nas características de direção do veículo.

Aumento no consumo de combustível:

O uso de pneus maiores pode impactar diretamente o consumo de combustível. O aumento na resistência ao rolamento resultante da maior área de contato pode levar a um menor rendimento de combustível, afetando a eficiência do veículo nesse quesito.

Descalibragem em carros com sistema ABS e controle de tração:

Carros modernos frequentemente vêm equipados com sistemas avançados de segurança, como ABS (Sistema de Freios Antitravamento) e controle de tração. A alteração no tamanho dos pneus pode descalibrar esses sistemas, comprometendo a segurança do veículo.

Distorção na marcação do velocímetro:

A mudança no tamanho dos pneus pode resultar em uma pequena distorção na leitura do velocímetro. 

Isso não apenas pode impactar a precisão das informações exibidas, mas também pode ter implicações legais. Pois é! Você pode acabar tomando uma multa por não ter real noção sobre a velocidade do veículo ao passar por um radar.

Tendo em mente todas essas desvantagens, é crucial ponderar se os benefícios estéticos e de conforto superam os potenciais riscos associados à instalação de pneus com perfil maior.

Outro ponto importante: a legislação

Além das considerações técnicas, é crucial compreender as regulamentações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro

Este proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos para-lamas, bem como qualquer alteração que aumente ou diminua o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. 

Portanto, ao considerar colocar pneus maiores no veículo, os motoristas devem garantir a conformidade com essas normas legais, para evitar possíveis penalidades.

Compre pneus novos com preços mais atrativos na Pneubest!

Agora que você conhece todos os pontos determinantes envolvendo a instalação de pneus de perfil maior no veículo, que tal pegar uma dica extra e saber como economizar na hora de comprar pneus novos?

Na Pneubest, você encontra uma ampla variedade de marcas de pneus de alta qualidade por preços e condições extremamente atrativas!

Independentemente de qual seja a sua demanda, temos certeza de que você vai encontrar os itens certo para o seu veículo.

Venha fazer o seu pedido na Pneubest e usufruir de vantagens como:

  • Facilidade de compra;
  • Rapidez e segurança na entrega (qualquer lugar do Brasil);
  • Desconto adicional de 6% no Pix;
  • E mais!

Confira a ampla gama de ofertas de pneus acessando a loja online da Pneubest agora mesmo!

Compartilhe esse post