Como comprar um pneu mais econômico (combustível)? Aprenda neste breve guia!
Como comprar um pneu mais econômico (combustível)? Aprenda neste breve guia!

Em algumas situações, selecionar pneus que consomem menos combustível pode ser algo extremamente vantajoso.

A dúvida que surge é: como fazer isso na prática? É o que a Pneubest vai mostrar no conteúdo de hoje.

Veja como comprar pneus mais econômicos, além de outras dicas essenciais no texto a seguir!

Como é a estrutura de um pneu que gasta menos combustível? Entenda o que é a resistência ao rolamento

Antes de qualquer coisa, precisamos ressaltar que o que faz um pneu ser mais econômico no consumo de combustível é a resistência ao rolamento.

Que em suma, é a força necessária para fazer com que um pneu gire sobre a superfície da estrada. Pneus com maior resistência ao rolamento demandam mais energia para mover o veículo, o que, por sua vez, resulta em um maior gasto de combustível.

A resistência ao rolamento é influenciada por diversos fatores, incluindo o composto da borracha, o desenho da banda de rodagem e a estrutura interna do pneu. 

Pneus projetados para economizar combustível geralmente possuem uma construção mais leve, com materiais que reduzem a resistência ao rolamento.

Além disso, sua banda de rodagem é projetada para minimizar o atrito com o solo, o que contribui para uma condução mais eficiente e econômica. 

Pneus radiais, por exemplo, geralmente são construídos observando esses critérios. Por isso, eles são mais econômicos que os modelos diagonais.

Selecionando um pneu mais econômico

Para selecionar um pneu mais econômico é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é observar a etiqueta Inmetro. Essa etiqueta contém informações importantes sobre o desempenho do pneu e sua eficiência energética.

Ela classifica os pneus em relação a três critérios principais: consumo de combustível, aderência em pista molhada e nível de ruído. 

comprando pneu mais econômico

Quanto mais próxima a classificação for de “A” (“zona verde”), menor será a resistência ao rolamento e, portanto, mais econômico o pneu será em termos de gasto de combustível.

Isso quer dizer que escolher um pneu com nota “D” ou inferior é uma má ideia? Não! Até porque, isso é muito relativo.

Pois pneus com uma estrutura mais robusta são mais duráveis e resistentes, porém, consomem mais combustível. Ou seja, tudo depende do que você quer priorizar.

Encontre pneus novos com os melhores preços na Pneubest!

Seja qual for o tipo de pneu que você procura, saiba que existe um lugar onde você encontra uma ampla variedade de marcas de alta qualidade pelos preços mais competitivos do mercado: a Pneubest!

Em nosso site você se depara com ofertas imperdíveis, que fazem toda a diferença na hora de comprar pneus novos para o seu veículo.

Ainda não conhece? Então visite pneubest.com.br e explore todas as opções agora mesmo!

Compartilhe esse post