Férias chegando e a pergunta que fica é: você vai colocar a picape na estrada? Independentemente do tipo de revisão que vá fazer, os pneus, inevitavelmente, deverão estar na rota de avaliação.
O único ponto de contato direto com a estrada tem ainda mais particularidades ao equipar as picapes.
Por serem veículos maiores e consequentemente mais pesados, as picapes sempre pedem pneus maiores e mais largos.
Além disso, para encaixar perfeitamente, o conjunto necessita de uma banda de rodagem desenhada especialmente para garantir mais tração.
Perfeita para a viagem de férias
Se a sua picape for uma Strada, modelo campeão de vendas em 2021, a seleção de pneus já está pronta!
É só você se certificar das medidas, efetuar a compra na loja da PneuBest e encher o bagageiro com tudo o que sua família precisa para viver férias tranquilas e inesquecíveis.
Aliás, por falar em bagageiro, não tem como negar que esse é mais um ponto em que as picapes saem na frente. Dá para, literalmente, transportar a casa dentro dele!
Sua família com certeza não vai passar aperto por conta da falta de espaço para levar tudo o que precisa, e, depois de ler este artigo, os pneus também não serão motivo de dores de cabeça.
Pneus da picape: o que analisar?
Muito mais do que pneus na medida certa e calibrados, para pegar a estrada os pneus da picape também precisam estar em excelente estado. Descubra agora o que “excelente estado” quer dizer na prática!
1 – Inspeção visual
Comece com uma boa inspeção visual! Frente a frente com cada um dos pneus, o primeiro sinal que você precisa observar é se não há bolhas em nenhum deles.
Sabe por que bolhas são sempre um sinal de alerta? Porque são características que apontam para danos estruturais na carcaça.
Na prática, significa que uma explosão pode acontecer a qualquer momento, principalmente na rodovia, já que os pneus são expostos a uma temperatura maior que eleva a sua pressão interna.
E atenção: as bolhas não tem nada a ver com idade dos pneus. Pode ser que eles sejam novos, mas, se tiverem sofrido impactos contra obstáculos (o meio fio, por exemplo) responderão com esse sinal.
2 – Profundidade dos sulcos
Ao contrário dos danos estruturais, a profundidade dos sulcos tem muito mais a ver com a idade dos pneus.
É que a tendência é que, quanto mais antigos, mais rodados e, consequentemente, mais gastos.
É por isso que aqui, além de uma olhada para o estado geral, você também deverá conferir o TWI dos pneus da picape.
O TWI mede a profundidade dos sulcos e, para a segurança da viagem, deve ter ao menos 1,6mm de profundidade de acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito.
Com o TWI em dia você evita multas e riscos como a aquaplanagem.
3 – Alinhamento e balanceamento dos pneus da picape
Uma observação atenta também mostrará se há sinais de desgastes irregulares na banda de rodagem.
Outra forma que o veículo encontra para dar esse recado é o volante tremendo ou puxando para um dos lados.
Calibragens com pressão inadequada também podem entregar desgastes irregulares. Por isso, diante de qualquer um desses sinais, o caminho é levar a picape para o alinhamento e balanceamento.
4 – Pressão dos pneus
Não existe um número definitivo para a quantidade de libras que devem ser adicionadas aos pneus.
O valor precisa ser calculado de acordo com o contexto! Para a viagem de férias, a picape cheia, com bagageiro lotado, pede pneus com muito mais pressão do que quando você roda sozinho e sem carga nenhuma.
Nada de ir no feeling: para descobrir o valor ideal de calibragem, consulte sempre o manual do proprietário.
5 – Estepe
Mesmo que tome todos os cuidados, é impossível estar livre de imprevistos. Mas, até para responder a eles da melhor forma, a melhor receita é se preparar antes.
Quando a pauta são os pneus, a preparação para os imprevistos é com o estepe! Dentro da validade, em bom estado para rodar e calibrado.
Se cuidar de todos esses detalhes, mesmo que um pneu fure na estrada, a resolução será fácil, tranquila e segura.
Por fim, lembre-se que as boas condições dos pneus são essenciais porque impactam no melhor aproveitamento dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, impactando na segurança de todos.
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