5 riscos de não comprar pneus na medida correta
5 riscos de não comprar pneus na medida correta

Você já pensou em escolher um jogo de pneus mais largos para ter mais estabilidade ou garantir um visual mais imponente ao seu veículo?

Se essa possibilidade passou (ou está passando) pela sua cabeça, nosso conselho é para que saia imediatamente.

É que os riscos de não comprar pneus na medida certa não só existem como são muito grandes

Vem com a gente conferir a importância de seguir as orientações do manual do proprietário para a troca dos pneus!

1 – Aquaplanagem potencializada

De frente com um pneu mais largo você pode até pensar “são só dois centímetros a mais”. 

À primeira vista não parece muito. A questão é que poucos centímetros causam sim impacto no veículo e o primeiro quesito a responder nesse sentido é a segurança.

É que componentes como a suspensão não foram projetados para receber esses centímetros a mais. 

Pneus maiores também são sinônimo de adicional no peso. A aerodinâmica do carro é outro aspecto importante já que o cálculo do coeficiente aerodinâmico também é garantido com o jogo certo.

Um impacto aqui, outro ali: quando coloca o veículo na estrada você tem a soma de tudo revertida em grandes riscos, principalmente na chuva.

Já explicamos aqui o que é aquaplanagem e qual é o protocolo de ações a seguir quando estiver na situação.

Acontece que nada é tão seguro quanto evitá-la! Só que, ao aumentar a largura dos pneus você torna o veículo ainda mais propício ao risco, pois está aumentando a área de contato com o solo. 

Nessa situação, o risco também tende a ser potencializado porque o volante fica mais pesado.

Na ocorrência da aquaplanagem, o que os pneus corretos fazem é cortar a água mais facilmente, já que foram projetados para isso. 

Garantir tração ao veículo, principalmente em contextos mais perigosos como chuva já seria motivo suficiente para investir em pneus com a largura e altura corretas. Só que ainda tem mais!

pneus na medida correta - aquaplanagem

2 – Mais gasto de combustível

Com os aumentos constantes no preço do combustível, a certeza que nós temos é que você intensificou suas pesquisas na tentativa de economizar cada centavo.

Procurar por bombas que estampam valores menores, manter a manutenção do veículo em dia, andar com o ar condicionado desligado na tentativa de economizar combustível.

Nada disso vai adiantar se os pneus instalados não estiverem rodando com as medidas corretas.

A explicação é pura física: aumentar a área de contato com o solo acaba exigindo mais energia do motor para tirar o veículo da inércia. O resultado desse cálculo é justamente o aumento no consumo de combustível.

É o que você acabou de ler: a alteração da largura e da altura do componente impacta até na conta do posto de gasolina! 

3 – Perda de potência

Falar em potência do veículo significa falar da capacidade que o motor tem de executar uma tarefa em um determinado tempo. 

Quanto mais potência o veículo tiver, menos tempo levará para atingir uma boa velocidade. 

Acontece que quando as medidas dos pneus são diferentes das que foram projetadas, essa performance também é prejudicada: o veículo estará sendo forçado a gerar um conjunto diferente do indicado.

4 – Menos conforto

Você está disposto a trocar beleza por falta de conforto? Pois bem, esse é mais um impacto de não comprar os pneus na medida certa!

Ao escolher perfis mais baixos, por exemplo, você estará dando ao veículo menos área para absorver os impactos e terá que aceitar as trepidações.

5 – Multas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu.

O que o CTB proíbe é a mudança do diâmetro total, ou seja, roda mais pneu.

Tal proibição é justificada pelo fato de que a alteração provoca distorção no velocímetro e no odômetro do veículo. Sim, esses componentes passam a fazer marcações erradas!

É por isso que se não forem seguidos os critérios técnicos corretos para alteração dos pneus, o risco está aberto até mesmo para multas.

Cabe ressaltar que existem fábricas que oferecem, para alguns modelos, opções de medidas ao que vem de série. Mas todas essas informações devem ser consultadas antes e validadas por um especialista!

Agora que você já conhece os riscos de não comprar os pneus na medida certa, chegou a hora de saber que o melhor endereço para fazer a sua compra é a loja da PneuBest

Compartilhe esse post