Suas dúvidas sobre a validade do pneu acabam agora!
Suas dúvidas sobre a validade do pneu acabam agora!

Você já sabe que as letras e números impressos nos pneus não são aleatórios e que todas elas trazem informações importantes.

Prestar atenção à totalidade dos detalhes é a principal garantia que você tem para não errar na hora da compra, mas essa conversa não acaba aqui.

Para quem busca uma maior durabilidade do conjunto, concentrar todas as atenções na validade do pneu é um erro. 

Mas, mesmo que a semana e o ano de fabricação não sejam as informações que devem determinar a sua compra, saber como e onde consultar esses dados fazem a parada valer a pena.

Preparamos este artigo para explicar tudo que você precisa saber sobre o DOT dos pneus, essa série de informações que inclui a data de fabricação de cada item.

O que é o DOT do pneu?

DOT é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”. É um código alfanumérico impresso nos pneus, composto por 13 números que, na prática, são a carteira de identidade dos pneus.

Além da data de validade, o código revela até mesmo quem é a fabricante do pneu. Localizar o DOT é uma tarefa simples, já que o código vem logo após o termo “DOT” nos pneus.

Os primeiros três dígitos indicam justamente quem foi a empresa e a fábrica responsável pela produção daquele item.

Independentemente de o pneu ser fabricado nacional ou internacionalmente, esses números são os mesmos no mundo inteiro.

Desde 2017, a medida e o modelo dos pneus também são apresentados no mesmo bloco do DOT, logo após a informação sobre a fabricante.

Fechando o DOT com chave de ouro está a data de validade do pneu, ponto que nos interessa neste texto!

Exemplo de validade do pneu - DOT

Como saber a validade do pneu?

Para falar sobre a data de validade do pneu, primeiramente precisamos saber identificar a sua data de fabricação.

O bloco dos últimos quatro números do DOT traz a informação da semana e do ano de fabricação do pneu.

No pneu que trouxemos como exemplo acima, a fabricação do item ocorreu na semana 44 de 2021.

A partir da data de fabricação é possível ter uma referência para calcular a validade do pneu. 

A recomendação é de que o componente não deve ser utilizado após 5 anos da produção, mas atenção, aqui cabem muitas ressalvas!

Os pneus têm mesmo data de validade?

Chegamos a um ponto importante: mais relevante do que contar 5 anos a partir da data de fabricação dos pneus, é cuidar bem dos pneus novos!

A compra do item nas dimensões corretas, a atenção ao tipo de terreno por onde irá trafegar com eles pela maior parte do tempo, a calibragem regular, o modo como dirige, o balanceamento e o rodízio.

A lista que contém os ingredientes da receita para fazer os pneus novos durarem mais vai muito além da data de fabricação!

Mas, apesar da analogia, que acabamos de fazer, é importante ter em mente que os pneus não são como alimentos

Portanto, colocá-los para rodar mesmo que já tenham completado 5 anos desde a sua data de fabricação não fará mal algum.

Aliás, por falar em data de fabricação, uma dúvida que costuma surgir entre os motoristas é se a garantia dos pneus novos é contada a partir dela.

A resposta é não. A orientação vem da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e diz que a garantia dos fabricantes contra defeitos de fabricação deve ser contada a partir da data da Nota Fiscal de compra do pneu.

Aqui na PneuBest a garantia contra defeitos de fabricação para a compra dos pneus novos é sempre de 5 anos, independentemente da marca!

Por falar em marca, você já parou para analisar como o nosso catálogo é amplo? Esse não é o nosso único diferencial: temos um amplo estoque e, por isso, garantimos o despacho imediato da sua compra.

Além de comprar pelo menor preço, na PneuBest você também recebe os pneus no endereço que preferir com o máximo de agilidade!

Ainda não fez uma compra conosco? Visite nossa loja online agora mesmo e viva a sensação de comprar pneus com a satisfação máxima!

Compartilhe esse post