Pneu Best

Carro puxando para o lado? Conheça 3 causas relacionadas aos pneus

Dicas carro puxando para o lado

Uma via reta, em bom estado de conservação. Este é o contexto ideal para você submeter seu veículo a uma prova de fogo: o volante puxa para um dos lados ou ele é capaz de se manter em linha reta?

Na maioria das vezes, submeter o carro ao alinhamento resolve a questão, já que este é o serviço indicado para a correção das puxadas do volante para o lado. Mas e quando o problema não é na geometria da direção?

Conhecer as exceções é essencial para que você saiba como agir para encontrar a solução o mais rápido possível para rodar com tranquilidade e segurança.

Confira a lista que preparamos com 3 causas relacionadas aos pneus, que também têm alto potencial para explicar o desvio lateral.

1 – Calibragem dos pneus

À primeira vista, calibrar os pneus parece uma ação simples. Mas a verdade é que muitas pessoas esquecem de cumprir o cronograma ideal ou mesmo de seguir as recomendações do fabricante.

E quando o assunto é a calibragem, cada detalhe conta. Adicionar a quantidade de libras inadequada nos pneus, pode, entre outros problemas, fazer com que o veículo comece a puxar para um dos lados.

A explicação aqui é que o pneu dianteiro de um lado pode estar com a pressão bastante superior ao do outro lado

2 – Desgaste desigual dos pneus

Além da calibragem, outra particularidade relacionada aos pneus pode dificultar a tarefa de manter o carro nos eixos. 

Trata-se do desgaste desigual dos itens. Neste quesito, é importante entender que o ditado “uma coisa leva a outra” se aplica perfeitamente.

É que o problema anterior, da calibragem inadequada, também é capaz de acelerar o desgaste dos pneus.

É por isso que observar os pneus constantemente é tão importante, assim como fazer o rodízio.

3 – Distribuição do peso dos pneus

Distribuir igualmente o peso de cada conjunto é outro critério importante, que se responde com balanceamento.

Motoristas que dirigem de forma mais agressiva, transitam por vias muito esburacadas ou carregam muito peso no carro tendem a forçar a forçar também os pneus.

Só que aqui, ao invés de o carro puxar para o lado, o sinal que o veículo dá para avisar que está faltando balanceamento é o volante tremendo.

Agora que você já conhece as 3 causas relacionadas aos pneus, que podem fazer com que seu carro esteja puxando para o lado, é importante lembrar que, embora suas observações importem muito, a palavra final deve ser sempre de um especialista.

Até porque, além dos pneus, o desvio lateral também pode ter os freios e a suspensão como a causa do problema.

Se tiver certeza de que a causa são os pneus e que está na hora da troca, o melhor caminho é o que leva ao nosso site.

Além de garantia de segurança, você também encontrará o melhor custo-benefício.