Direção hidráulica dura? Veja os possíveis problemas
Direção hidráulica dura? Veja os possíveis problemas

Vem sentindo a direção hidráulica dura ou um tanto pesada? 

Sabemos o quanto isso pode ser preocupante em um primeiro momento. Foi pensando nisso que a PneuBest desenvolveu este conteúdo.

Aqui, iremos revelar as possíveis causas deste problema, para que você tenha uma breve noção de qual caminho seguir para resolvê-lo.

É isso que você pretende saber? Então prossiga com a leitura!

Direção hidráulica dura: possíveis causas

Nível de fluido da direção baixo

Um dos elementos responsáveis por não deixar a direção hidráulica dura é o fluído presente neste setor.

O fluido da direção hidráulica tem a função de deixar o pistão e demais equipamentos do sistema flexíveis. 

À medida que o fluido diminui, a pressão necessária para realizar os movimentos internos aumenta. Quando isso acontece, a direção acaba ficando mais dura e pesada.

É algo simples, mas que nem todo motorista se atenta. Caso não se lembre da última vez em que fez a reposição do fluido, é muito provável que seja este o problema.

falta de alinhamento deixa a direção hidráulica dura

Problemas na suspensão ou falta de balanceamento/alinhamento

Estes são outros problemas comuns que acabam deixando a direção hidráulica dura. 

Quando a suspensão está muito comprometida, isto é, os amortecedores e demais componentes, o carro tende a não oferecer tanta estabilidade, assim como absorção a impactos.

Sendo assim, é de se esperar que acabe afetando o setor de direção, tornando seus movimentos menos responsivos ou mais lentos.

A falta de balanceamento ou alinhamento também pode deixar a direção hidráulica dura.

Vale ressaltar que,  ao contrário do que muitos pensam, estes são dois procedimentos distintos.

A ausência de balanceamento e alinhamento adequados prejudicam a dirigibilidade do veículo, sem falar que ainda podem gerar outros problemas, como o desgaste acelerado de pneus.

Você pode saber mais sobre estes dois procedimentos nos textos abaixo:

Veja o que é balanceamento e quando fazer!

Saiba tudo sobre alinhamento!

Setor de direção danificado

Ao contrário dos outros, este é um problema um pouco mais preocupante, porém, menos comum de acontecer.

Inclusive, é a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas quando sentem a direção hidráulica dura (eita mania de sempre pensar no pior, né?).

Aqui, podem existir inúmeros fatores. Pode ser o desgaste da correia, item que serve para acionar a bomba hidráulica e enviar o fluido para a caixa de direção, diminuindo o peso do volante nas manobras. 

O seu desgaste ou rompimento não costuma gerar grandes perigos ao veículo, porque a direção funciona normalmente, mesmo com o item prejudicado, porém, ela acaba ficando mais pesada.

Em todo caso, é difícil apontar possíveis defeitos no setor de direção. Por isso, sugerimos que faça uma revisão completa para eliminar quaisquer suspeitas.

Ah, e mais uma coisa: não espere o item estragar completamente para procurar reparo, pois o valor para reformular o sistema costuma ser bem alto! 

Pneus com baixa pressão, carecas, ou de perfil diferente podem deixar a direção hidráulica dura

Os pneus também influenciam demais neste setor. Principalmente quando é feita a troca por itens de perfil diferente (mais largos ou menores).

Isso porque o sistema é desenvolvido para atender os requisitos de desempenho dos pneus que vêm de fábrica no veículo. Quando eles são trocados por outros de medidas distintas é bem comum sentir a direção hidráulica dura ou menos precisa.

Inclusive, já vimos aqui no Blog sobre os riscos de rodar com pneus de medidas diferentes. Dê uma boa lida no conteúdo para ficar esperto sobre os perigos desta prática.

A calibragem também influencia. Se você não enche os pneus do seu carro há um bom tempo, pode ter quase certeza de que este é o problema. 

Pneus muito murchos deixam a direção bem mais lenta e pesada. É só fazer o teste e girar o volante com o veículo parado para comprovar esta informação.

Por fim, todos sabemos que pneus carecas ou em mau estado comprometem a estabilidade do veículo.

Caso os pneus do seu carro se enquadrem na descrição feita acima é bem provável que a causa seja esta.

Nesse caso, o conselho é o mesmo de sempre: providencie a troca o mais breve possível, para não comprometer a sua segurança.

Inclusive, você sabe onde encontrar pneus de qualidade e por um bom preço? 

Você já está neste lugar! Somos a PneuBest, um dos maiores e-commerces de pneus do Brasil.

Aqui, você encontra os melhores pneus importados pelo menor custo possível. Marcas que possuem até mais durabilidade e eficiência do que as nacionais.

Dúvida? Então confira abaixo algumas avaliações feitas por clientes.

direção hidráulica dura

Viu só como é verdade? 
Venha conferir algumas de nossas ofertas!

Compartilhe esse post