Pneu Best

O que fazer quando o pneu fura no meio da estrada?

Dicas

Parece que o pneu sempre escolhe a pior hora para furar, não é mesmo? E as vezes ficamos meio perdidos, sem lidar muito bem com a situação.

Obviamente sabemos que o pneu precisa ser trocado, mas simplesmente parar o carro e fazer a troca não é tão simples quanto parece, e por isso alguns cuidados básicos precisam ser tomados para garantir a segurança na estrada.

Assim, se o pneu furar…

Rode em baixa velocidade até encontrar um local seguro

Um veículo pode seguir rodando por um determinado tempo mesmo com o pneu furado, mas com o passar do tempo o motorista sente a direção pesar e o veículo começa a apresentar problemas com a frenagem e com o desvio de obstáculos.

O indicado é sempre parar o carro o mais breve possível. No entanto sabemos que isso nem sempre é possível, pois existem diversos trechos nas estradas em que passamos quilômetros sem encontrar um local seguro.

Para garantir a sua segurança e a dos demais veículos da via, dirija a uma velocidade de até 25 Km/h até encontrar o local adequado para parar o carro.

Esteja o mais visível possível

Outra dica importante para sua segurança e a dos demais condutores da via é ligar o pisca alerta assim que você perceber que o pneu furou, mantendo-o ligado durante toda a troca do pneu, pois assim os demais motoristas entenderam que o seu veículo está com algum problema e precisam tomar as devidas precauções.

O uso do triângulo também é de extrema importância para esse tipo de situação, e devemos posicioná-lo a uma determinada distância do veículo, dependente de alguns fatores.

Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a distância mínima para sinalização é de 30 metros da parte traseira do veículo. Porém, para definir o melhor local para o triângulo, é possível utilizar a regra de 1 metro de distância para cada Km/h de velocidade da via. Por exemplo, se o limite de velocidade da via for 60 km/h, o condutor deve colocar a sinalização a 60 metros da parte traseira do veículo, mas dependendo das condições adversas, como chuva ou neblina, esta distância deverá ser dobrada.

Realize a troca do pneu em solo firme e plano

É muito importante que você encontre um local seguro, o mais rápido possível, para encostar seu veículo, mas em determinadas situações, isso não indica que seja um local adequado para realizar a troca do pneu.

O seu veículo precisa de um local plano para que você possa realizar a troca, pois no momento que você soltar o pneu e utilizar o macaco, o carro perderá sua estabilidade, e devido ao seu peso, ele pode acabar deslizando o macaco, ou até mesmo fazer com que o carro incline completamente.

Em relação ao uso do macaco, é imprescindível que você certifique-se que o solo em que ele será posicionado está firme (no caso de pistas não pavimentadas), e que não há buracos (caso seja uma via asfaltada).

Para finalizar, uma dica que sempre vale a pena ressaltar: esteja sempre atento. Muitas vezes os acostamentos na estrada são estreitos, oferecendo ao motorista um espaço muito restrito para se locomover fora da via, ou mesmo obrigando-o a caminhar sobre a via para realizar a troca do pneu. Por isso, tome as devidas precauções de sinalização e se mantenha sempre atento à movimentação dos demais veículos que estão circulando.

Para evitar surpresas, verifique regularmente seu estepe para que ele esteja com a calibragem correta e em boas condições de uso.

Se você curtiu nossas dicas, curta também a nossa página no Facebook!