O que fazer com o pneu furado no meio da estrada?
O que fazer com o pneu furado no meio da estrada?

O que um pneu furado pode representar para as suas férias Best? Nenhum problema, se você souber como agir!

É inevitável, você vai precisar fazer a troca. Mas, para isso, precisará tomar alguns cuidados básicos para garantir a segurança na estrada.

Embarca com a gente para descobrir quais cuidados são esses?

Rode em baixa velocidade até encontrar um local seguro

Um veículo pode seguir rodando por um determinado tempo mesmo com o pneu furado.

Acontece que, com o passar do tempo, o motorista sente a direção pesar. Além disso, o veículo começa a apresentar problemas com a frenagem e com o desvio de obstáculos.

O indicado é sempre parar o carro o mais breve possível. No entanto sabemos que isso nem sempre é possível, pois existem diversos trechos nas estradas em que passamos quilômetros sem encontrar um local seguro.

Para garantir a sua segurança e a dos demais veículos da via, dirija a uma velocidade de até 25 Km/h até encontrar o local adequado para parar o carro.

Esteja o mais visível possível

Outra dica importante para sua segurança e a dos demais condutores da via é ligar o pisca alerta assim que você perceber que o pneu furou.

Você deverá manter esse sinal ligado durante toda a troca do pneu, pois assim os demais motoristas entenderão que o seu veículo está com algum problema e que precisam tomar cuidado.

O uso do triângulo também é de extrema importância para esse tipo de situação. Você deve posicioná-lo a uma determinada distância do veículo, observando os seguintes fatores:

  • Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a distância mínima para sinalização é de 30 metros da parte traseira do veículo.
  • Porém, para definir o melhor local para o triângulo, é possível utilizar a regra de 1 metro de distância para cada Km/h de velocidade da via. Por exemplo, se o limite de velocidade da via for 60 km/h, o condutor deve colocar a sinalização a 60 metros da parte traseira do veículo. Se houverem condições adversas, como chuva ou neblina, esta distância deverá ser dobrada.

Realize a troca do pneu em solo firme e plano

O seu veículo precisa de um local plano para que você possa realizar a troca. Isso porque, no momento em que você soltar o pneu e utilizar o macaco, o carro perderá estabilidade.

Por conta do próprio peso, o veículo pode acabar deslizando o macaco, ou até mesmo fazer com que incline completamente.

Em relação ao uso do macaco, é imprescindível que você certifique-se que o solo em que ele será posicionado está firme (no caso de pistas não pavimentadas), e que não há buracos (caso seja uma via asfaltada).

 

Pneu furado pede atenção redobrada!

Para finalizar, uma dica que sempre vale a pena ressaltar: esteja sempre atento.

Muitas vezes os acostamentos na estrada são estreitos, oferecendo ao motorista um espaço muito restrito para se locomover fora da via, ou mesmo obrigando-o a caminhar sobre a via para realizar a troca do pneu furado.

Por isso, tome as devidas precauções de sinalização e se mantenha sempre atento à movimentação dos demais veículos que estão circulando.

Para evitar surpresas, verifique regularmente seu estepe para que ele esteja com a calibragem correta e em boas condições de uso.

Lembre-se, no entanto, que o estepe é apenas temporário e que você precisará de pneus novos.

Para isso, sua próxima parada segura é na loja online da PneuBest!

Compartilhe esse post