4 Coisas que acontecem quando você dirige com um pneu furado
4 Coisas que acontecem quando você dirige com um pneu furado

Um pneu furado nem sempre significa que a história dele chegou ao fim! Já trouxemos um artigo aqui no blog explicando que pequenos furos geralmente podem ser reparados.

Mas, caso não tome essa providência e continue dirigindo por aí como se nada tivesse acontecido, em pouco tempo você chegará ao caminho inevitável da troca.

Só que, além da troca por novos, existem outras 4 coisas que podem acontecer quando você continua andando com um pneu furado.

Por que os pneus furam?

Apesar da engenharia complexa e da grande quantidade de borracha, os pneus são bastante frágeis.

Os furos geralmente são provocados por objetos pontiagudos como pregos, parafusos, pedras e vidros partidos.

Até mesmo o fato de encostar o pneu no meio fio, dependendo do ângulo e da velocidade, pode ser suficiente para o pneu furar. 

É fato que todas as situações que você acabou de ler são imprevisíveis e muitas delas acontecem sem que você nem veja.

Mas não se preocupe, perceber que o pneu furou não será nenhum desafio: você sentirá o volante pesado e o carro puxando para um dos lados.

Acontece que, em alguns casos, o furo é tão pequeno que a perda de pressão acontece lentamente. 

Em outras ocasiões, o próprio objeto que perfurou a borracha fica preso a ela, dando a falsa sensação de que o furo está automaticamente tapado.

A verdade é que não está tudo bem! Insistir em trafegar com um pneu furado pode ser muito perigoso e custar ainda mais do que o reparo ou troca. 

1 – Problemas estruturais

Entre os tantos compostos de um pneu, são o aço e as fibras que cumprem com a função de estruturar o item.

Quando o furo é ignorado, ele continuará se expandindo e chegará até a estrutura interna, local onde se torna irreparável.

Ao atingir danos estruturais, aliás, o perigo de trafegar com o pneu é tão grande que pode desencadear, inclusive, na separação da banda de rodagem.

2 – Danos às rodas

Além da estrutura dos pneus, os aros também pagam a conta da decisão de ignorar um furo no pneu.

Com mais peso concentrado, os aros acabam dobrando, deformando ou sofrendo danificações permanentes.

Nesse caso, além de trocar os pneus você também precisará substituir os aros.

3 – Danificações gerais no veículo

Além dos danos à própria estrutura e aos aros, um reparo ou troca não realizada impacta em outros componentes essenciais do veículo.

Linhas de freio, peças da suspensão e até mesmo pára-lamas. Sentiu como o custo pode ser muito maior do que tomar uma providência imediata?

4 – Segurança

No entanto, o custo mais importante para impactar nessa lista, sequer tem valor financeiro.

Lembre-se sempre que toda a segurança dos motoristas e passageiros passa pelos pneus. São eles que garantem que o carro esteja em movimento, faça curvas e paradas adequadamente.

As funções dos pneus para a direção e controle geral do veículo são tão importantes que, quando comprometidas, trazem sérios riscos de acidentes.

Cuidados com os pneus

Agora que já conhece os riscos de dirigir com pneus furados para além da borracharia, é importante saber também que com uma boa manutenção, você é capaz de reduzir esse risco.

Quer manter os pneus furados bem longe? A melhor forma de dar a sua contribuição para isso é:

  • Ter atenção ao TWI, respeitando sempre o limite mínimo de profundidade de 1,6 mm nos sulcos;
  • Manter a calibragem em dia, seguindo a pressão indicada pelo fabricante;
  • Estar sempre atento ao alinhamento e balanceamento;
  • Redobrar os cuidados ao dirigir sob condições climáticas adversas.

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