Dirigir com Neblina: 6 Dicas para sua Segurança
Dirigir com Neblina: 6 Dicas para sua Segurança

Não importa se você é um motorista experiente ou novato, dirigir com neblina é sempre uma situação complicada de enfrentar na estrada.

Dependendo do grau, a neblina pode reduzir praticamente toda a visibilidade dos motoristas, o que é, sem dúvida, uma das situações mais perigosas se tratando de veículos em alta velocidade.

O problema é que nem sempre temos a opção de parar o carro e esperar o tempo melhorar. Por isso você precisa saber como dirigir com segurança nessas condições. 

Separamos algumas dicas bacanas que você pode aproveitar para a próxima neblina que você pegar na estrada. Confira!

1. Foco na direção

Ter atenção na direção é fundamental em quaisquer que sejam as condições do tempo. Porém, ao dirigir com neblina essa atenção deve ser redobrada, evitando se distrair com conversas, músicas no rádio e, principalmente, com o uso de celular.

2. Use os faróis de Neblina

dirigir com neblina

Esqueça a luz alta! Ao dirigir com neblina, a primeira coisa que passa pela cabeça é proporcionar mais luz na estrada para visualizar o caminho; porém, o uso de faróis altos ou de milha só vai piorar a sua visibilidade.

Ao invés deles, use o farol de neblina, estes são específicos para essas situações e permitem que o veículo ilumine melhor a estrada para que o motorista possa enxergar.

O que fazer quando o pneu fura no meio da estrada?

3. Diminua a velocidade

Essa pode parecer meio óbvia, mas ao se deparar com uma neblina, muitos motoristas acabam ficando frustrados e acelerando mais ainda para chegar rápido ao destino. Não faça isso!

Dirigir com neblina é uma situação séria que precisa ser levada com calma, principalmente no pé do acelerador. Dessa forma, você garante mais controle do veículo e mais tempo de resposta às adversidades da estrada.

4. Mantenha distância dos demais

dirigir com neblina

Pode parecer uma boa ideia permanecer o mais próximo do veículo à sua frente numa estrada com neblina, devido ao aumento de visibilidade que as luzes traseiras dele proporcionam. Porém, não faça isso!

O veículo à sua frente tem uma visibilidade menor que a sua, e pode não ver potenciais adversidades no caminho, o que pode se tornar uma situação complicada para ambos os motoristas.

Mantenha distância dos veículos, tanto à sua frente como atrás, assim você tem mais tempo de resposta para lidar com possíveis adversidades.

5. Use os ouvidos

Em situações como essa, onde sua visão não está 100% íntegra, os seus ouvidos se tornam o sentido mais importante do seu corpo. E esse é o caso ao dirigir com neblina.

Mantenha o foco na direção, desligue o rádio, peça silêncio aos passageiros e abaixe as janelas. Como você estará em uma velocidade menor, será mais fácil de ouvir os sons da estrada e ficar preparado para possíveis veículos vindo no sentido contrário ou demais situações de risco.

O que é Aquaplanagem e como evitá-la?

6. Pare o carro!

Pode não parecer a melhor opção, mas é com certeza a mais segura. Dependendo da intensidade da neblina, a melhor solução é parar o carro.

Claro que isso nem sempre é possível –– se estiver passando por uma via sem acostamento, siga viagem até chegar ao ponto de parada mais próximo para esperar o tempo melhorar.

Então, preparado para dirigir com neblina agora? 

Seguindo nossas dicas tenha certeza que a sua viagem será muito mais tranquila e segura, principalmente.

Não deixe de ler também o nosso texto especial com dicas para quem vai pegar estrada com chuva.

Siga nossa página no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades da PneuBest.

Compartilhe esse post