Maio amarelo: conscientização no trânsito preserva vidas.
Maio amarelo: conscientização no trânsito preserva vidas.

Com o grande número de mortes no trânsito que ocorrem todos os anos no Brasil e no mundo –– 1,35 milhões somente em 2018, segundo dados da Organização Mundial de Saúde ––, a conscientização no trânsito precisa ser um tema cada vez mais abordado.

É por essa razão que nos últimos anos o Movimento Maio Amarelo tem ganhado força em diversos países. O objetivo da mobilização é ampliar o conhecimento e a discussão sobre o tema e assim construir ações para reduzir o número de mortes no trânsito.

Por isso vamos destacar aqui três medidas de segurança que todos motoristas precisam adotar ao pegar a estrada, seja na cidade ou nas rodovias. Confira!

Não usar o celular ao dirigir

Hoje em dia é bem difícil ficarmos longe de nossos celulares, não é mesmo? Porém é necessário, pelo menos enquanto estamos dirigindo.

O celular pode nos trazer diversas facilidades para o veículo e para o trânsito, porém, ao dirigir é importante deixar as mãos apenas para o volante.

Os riscos de dirigir com o celular são imensos, pois ao olhar para a tela do smartphone nós perdemos total atenção da pista e dos demais veículos, o que pode acabar sendo fatal, principalmente ao dirigir em alta velocidade.

Se você não quer pensar pelo lado da segurança, pense no seu bolso –– a multa por uso de celular é gravíssima, o que atualmente custa R$ 293,47.

Evitar dirigir com sono

Sendo causa de 20% dos acidentes de trânsito no Brasil, dirigir com sono é uma das situações mais arriscadas no trânsito –– não é à toa que o maior número de incidentes ocorrem na madrugado ou logo após o almoço.

Os riscos de dirigir com sono são incalculáveis –– você pode acabar tirando o carro da estrada, perder placas de sinalização importantes ou até mesmo colidir com os demais veículos na estrada.

Por isso, muito atenção ao sentir os sinais de sonolência, como dificuldade em manter os olhos aberto e focados ou ficar bocejando. Dê uma parada para tomar um café ou, se tiver alguém habilitado no veículo, reveze a direção por algumas horas.

Mais atenção ao dirigir na chuva

Ao pegar uma estrada com chuva é necessário sempre ficar com um “pé atrás”, tanto no acelerador quanto nas situações normais de trânsito. Em dias chuvosos é comum vermos um maior número de veículos na cidade ou na rodovia, o que representa, na maioria das vezes, motoristas menos experientes na direção.

Além de se preocupar com esses motoristas e os demais, é preciso redobrar a atenção para a pista e suas condições –– além de buracos que podem ficar escondidos ou até mesmo situações de aquaplanagem, é preciso sempre verificar a situação dos seus pneus para ver se ainda possuem a aderência necessária para lidar com uma pista molhada.

Vai pegar estrada com chuva? Não deixe de ver estas dicas.

Faça sua parte pelo maio amarelo. Compartilhe este texto nas suas redes sociais para que mais motoristas possam se conscientizar sobre o trânsito e tomar as melhores ações para preservar as vidas dos motoristas e dos pedestres.

Curta nossa página no Facebook e no Instagram para nunca perder nossas dicas.

 

Compartilhe esse post