Pneu Best

O que causa o Ruído nos Pneus?

Dicas ruído nos pneus

Tendo dores de cabeça com o barulho insuportável do veículo? Esse problema pode ser identificado como um ruído nos pneus.

Essa é uma situação característica para muitos motoristas, em que o problema pode se dar por diversos fatores.

Buscar a opinião de um especialista é sempre a melhor opção quando se trata de diagnosticar a origem do ruído. No entanto, você não precisa ficar se preocupando a toa até ter tempo de ir ao mecânico.

Para lhe ajudar, separamos aqui algumas das principais causas do ruído e as soluções recomendadas para cada problema. Confira!   

 

Pneus Inadequados

Existem diferentes modelos de pneus desenvolvidos para cada tipo de estrada. E uma das principais –– e piores –– ocorrências de ruídos é devido ao uso de pneus impróprios nas estradas.

Por exemplo: ao usar um pneu específico para Off-Road no asfalto, você terá o desprazer de rodar com um barulho ensurdecedor por toda a viagem, sem contar na aderência que você perde ao dirigir com esse tipo de pneu no asfalto.     

Se você costuma rodar por ambas as estradas, a melhor solução é optar por pneus mistos, populares em Pick ups e SUV’s, estes oferecem um desempenho favorável tanto em terra quanto asfalto. 

  

Pneus Diferentes no Veículo

Precisou trocar o pneu na estrada e acabou escutando o ruído? Hora de rever o estepe!

O barulho é bastante comum no uso de pneus diferentes no mesmo eixo: cada pneu possui especificações determinadas, e ao colocá-los em desequilíbrio, é possível escutar ruídos na estrada, e ainda perder eficácia nas curvas e frenagens.

Na hora de trocar ou comprar pneus, uma dica valiosa é sempre optar por jogos completos ou em pares, evitando o desconforto e os riscos à sua segurança.

 

Calibragem Errada

Um assunto recorrente aqui no nosso blog é a calibragem dos pneus, e não é a toa, levando em consideração toda a importância que ela tem para  seu veículo e para os pneus.

Quando o assunto é ruído, a calibragem também pode acabar sendo o problema, pois em excesso, ela pode endurecer o veículo, reduzindo a absorção de impactos e trazendo o inconveniente barulho para o motorista e seus passageiros.

É importante não tirar conclusões pré-estabelecidas. Busque diretamente no manual do proprietário pela quantidade de libras ideal para o seu veículo. E se você ficar na dúvida sobre qual a hora certa para calibrar os pneus, confira o nosso texto especial aqui.

 

Desalinhamento

O desgaste irregular também pode ser o vilão do ruído nos seus pneus –– além de causar o desvio lateral e a vibração no volante.

Apesar de ser um processo normal nos pneus, o desgaste pode ser amenizado pelo cuidado com os buracos e mantendo o alinhamento e balanceamento em dia.

 

Se identificou com algum desses problemas?

Como já falamos, para ter um diagnóstico exato do seu problema com o ruído nos pneus, procure um especialista e aproveite para fazer um revisão completa do seu veículo.